Salário

Banco que desrespeitar desejo de portabilidade do consumidor pode ser autuado

O consumidor tem a prerrogativa de escolher o banco em que receberá seu salário, de acordo com norma federal estabelecendo a portabilidade bancária

Banco que desrespeitar desejo de portabilidade do consumidor pode ser autuado

Helton Renê explicou que, inicialmente, todos os servidores serão cadastrados no banco vencedor da licitação, no caso o Bradesco — Foto:Reprodução

Com a mudança do banco responsável por gerenciar a folha de pagamento do Governo do Estado da Paraíba, muitos servidores se mostraram apreensivos em relação à migração. No entanto, o consumidor tem a prerrogativa de escolher o banco em que receberá seu salário, de acordo com norma federal estabelecendo a portabilidade bancária.

Segundo o secretário municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), Helton Renê, cabe aos bancos oferecerem benesses que atraiam os consumidores a manter contas em suas instituições. “O banco, mesmo ganhando licitação, vai ter que convencer seu consumidor de ficar com ele através de vantagens”, ressaltou.

Helton Renê ainda explicou que, inicialmente, todos os servidores serão cadastrados no banco vencedor da licitação, no caso o Bradesco. Porém, “já no primeiro dia o consumidor já pode indicar se desejar fazer a portabilidade”, destacou o secretário.

Apesar de existir a garantia de realização da portabilidade, caso a instituição bancária não conceda ao consumidor esta possibilidade, poderá ser penalizado por “prática abusiva”, segundo Helton Renê. Ele ainda explica que a o banco “pode ser autuado e sofrer até sanções”. Helton ainda destaca que ocorrências deste tipo devem ser informadas diretamente ao Procon para os procedimentos necessários, já que o órgão atua diretamente na defesa dos direitos do consumidor.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande investe em ações para atrair empreendimentos e empregos durante evento em São Paulo

2

Paraíba

Pesquisa mostra queda de 17,6% na insegurança alimentar na Paraíba

3

Paraíba

João Azevêdo anuncia remissão e anistia de dívidas das empresas produtoras de redes e produtos similares, na Paraíba

4

Paraíba

Estádios Almeidão e Amigão vão receber nova iluminação em LED ainda este ano, revela secretário de Esportes

5

Paraíba

Tribunal de Justiça entrega à Assembleia anteprojeto que cria novos cargos de desembargador