Barulho

Câmara derruba veto e assegura proibição de fogos com efeito sonoro em eventos da Prefeitura de João Pessoa

A iniciativa foi apresentada atendendo reivindicações de setores da sociedade, uma vez que o barulho causa problemas para autistas, idosos e animais.

Câmara derruba veto e assegura proibição de fogos com efeito sonoro em eventos da Prefeitura de João Pessoa

Fogos com efeitos sonoros não poderão mais ser usados em eventos da Prefeitura de João Pessoa — Foto:Reprodução

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) derrubou nesta quinta-feira (13) o veto do prefeito da Capital ao projeto de Lei 965/2018, de autoria de Thiago Lucena (PRTB), que proíbe a utilização, queima e a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos de efeito sonoro em eventos realizados pela Prefeitura Municipal. A iniciativa foi apresentada atendendo reivindicações de setores da sociedade, uma vez que o barulho causa problemas para autistas, idosos e animais.

“Quero agradecer aos meus pares da Câmara de João Pessoa por entenderem a importância da derrubada desse veto. O barulho dos fogos é nocivo principalmente para as pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo, que podem ficar extremamente incomodadas por serem excessivamente sensíveis a sons”, destacou Thiago.

O vereador esclareceu ainda que o projeto não tem como objetivo acabar com os espetáculos e festejos realizados com fogos de artifícios, apenas visa proibir que, nos eventos realizados pela Prefeitura, sejam utilizados artefatos que não causem barulho, estampido e explosões, colocando em risco à vida humana e dos animais.

O benefício do espetáculo dos fogos de artifício é visual e é conseguido com o uso de artigos pirotécnicos sem estampido, também conhecidos como fogos de vista”, disse, afirmando que a Prefeitura da Capital pode realizar o espetáculo dos fogos de artifício.

Entre as proibições estão os fogos de estampido; os foguetes, com ou sem flecha, de apito ou de lágrimas, com ou sem bomba; os chamados morteirinhos de jardim ou similares; as baterias; os morteiros com tubos de ferro.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Inundação toma conta de feira livre em Rio Tinto; cidade está sob alerta do Inmet

2

Paraíba

Chuvas fazem Cagepa cancelar serviço que deixaria parte de João Pessoa, Bayeux e Santa Rita sem água

3

Paraíba

VÍDEO: comerciantes e alimentos ficam ilhados em feira após chuva forte em Guarabira

4

Paraíba

João Pessoa registra mais de 60 mm de chuva em 24 horas; veja lista de bairros onde mais choveu

5

Paraíba

Defesa Civil pede cautela e que população fique em alerta por causa da chuva em João Pessoa