Saúde

CCJ da Assembleia Legislativa da Paraíba aprova projetos de educação física adaptada nas escolas e diagnóstico precoce de doenças raras

As propostas aprovadas agora serão encaminhadas para votação em Sessão Extraordinária da Casa, que tem sido realizada remotamente. ​

CCJ da Assembleia Legislativa da Paraíba aprova projetos de educação física adaptada nas escolas e diagnóstico precoce de doenças raras

Os projetos são de autoria dos deputados Chió e Eduardo Carneiro. — Foto:reprodução

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, na manhã desta terça-feira (29), projetos voltados para acessibilidade no esporte e atendimento médico especializado para portadores de doenças raras. Participaram da reunião remota a deputada Camila Toscano, Tovar Correia, Ricardo Barbosa e a presidente da comissão, Pollyanna Dutra.

Por unanimidade, os deputados presentes na reunião aprovaram o projeto 1.333/2019, de autoria do deputado Chió, que dispõe sobre a prática de educação física adaptada, nas escolas públicas e privadas da Paraíba. 

De acordo com Chió, a iniciativa visa promover a inclusão das pessoas com deficiência no contexto social. “A participação ativa e efetiva da criança com deficiência nas atividades de educação física, junto com seus colegas, é um importante instrumento de inclusão destes alunos e de conscientização dos demais alunos, além de estimular praticas saudáveis para todos”, explicou o deputado.

Já o projeto 1.426, de autoria do deputado Eduardo Carneiro, também foi aprovado por unanimidade. Ele prevê a criação de um programa de diagnose precoce e atendimento especializado da doença Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e outras doenças raras, em todo o estado da Paraíba.

“O programa tem como objetivo instituir e potencializar ações continuamente desenvolvidas pelo Poder executivo em prol do melhor atendimento aos portadores de doenças raras”, defendeu o deputado Eduardo Carneiro. Serão consideradas doenças raras todas as enfermidades constantes na Portaria emitida, anualmente, pelo Ministério da Saúde.

As propostas aprovadas agora serão encaminhadas para votação em Sessão Extraordinária da Casa, que tem sido realizada remotamente.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Campina Grande mostra recuperação e tem saldo positivo de empregos em fevereiro

2

Paraíba

Semana Santa: confira a programação completa do Tríduo Pascal na Família Consolação

3

Paraíba

Ministério Público investiga denúncia de contratação irregular de servidores pela Prefeitura de Condado

4

Paraíba

Missa de Lava Pés marca a Quinta-feira Santa em João Pessoa; confira a programação

5

Paraíba

Aeroportos de João Pessoa e Campina Grande operam com aumento de 150% dos voos durante feriado da Semana Santa