Saúde

Com cobertura vacinal abaixo de 70%, campanha multivacinação oferta mais de 12 tipos de vacinas na Paraíba

O objetivo é atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas e diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis em todo o estado da Paraíba. O público-alvo é crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Com cobertura vacinal abaixo de 70%, campanha multivacinação oferta mais de 12 tipos de vacinas na Paraíba

A Campanha de Multivacinação se estende por todo o mês de outubro até o dia 29. É importante lembrar que a Paraíba possui mais de mil salas de vacinação e que elas estão abertas mesmo fora do período de campanhas vacinais. — Foto:reprodução

Com cobertura vacinal abaixo de 70%, a campanha multivacinação na Paraíba oferta mais de 12 tipos de vacinas a partir desta sexta-feira (1). A meta de cobertura vacinal é de 90% para BCG e Rotavírus e 95% para as demais. O objetivo é atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas e diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis em todo o estado da Paraíba. O público-alvo é crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Em 2021, até o momento, as coberturas estão abaixo de 70%, sendo BCG com 49,1%, Rotavírus Humano com 62,78%, Meningocócita C com 61,35%, Pentavalente com 62,97%, Pneumocócita com 66,1%, Polio com 62,07%, Febre Amarela com 42,67%, Hepatite A com 55,61%, Tríplice Viral D1 com 64,61%, Tríplice Viral D2 com 39,81%, HPV com 6,5% e Meninco ACWY com 5,5%. 

A técnica do Núcleo de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Milena Vitorino, alerta que, na Paraíba, devido à pandemia, as coberturas vacinais estão baixas e isto é uma preocupação. “Este é um problema enfrentado em todo o país. Sabemos que, por conta da Covid-19, pais e responsáveis estão com receio de levar seus filhos aos postos de saúde. Mas nos preocupamos com as doenças que já eram erradicadas, como o sarampo, e que voltou a apresentar casos novamente em nosso país. Vamos aproveitar essa campanha de multivacinação para que tenhamos uma população imunizada e que a gente não venha a ter novos surtos de outras doenças já erradicadas”, pontua.

Este ano, o Dia D da Campanha de Multivacinação acontecerá no dia 16 de outubro. A SES orienta que os municípios realizem suas ações seguindo todos os cuidados e evitando aglomerações. “Orientamos que os municípios façam parcerias com ginásios, igrejas, locais amplos. Também sugerimos o trabalho com os agentes comunitários, fazendo busca ativa por microárea para que no Dia D não tenha uma grande aglomeração”, afirma. 

A Campanha de Multivacinação se estende por todo o mês de outubro até o dia 29. É importante lembrar que a Paraíba possui mais de mil salas de vacinação e que elas estão abertas mesmo fora do período de campanhas vacinais.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Aeroportos de João Pessoa e Campina Grande operam com aumento de 150% dos voos durante feriado da Semana Santa

2

Paraíba

Paraíba tem queda de quase 10% no número de nascimentos entre 2021 e 2022; maior diminuição do Brasil

3

Paraíba

“Vadia, te dou R$ 5 mil para você viver dedicada a mim”, disse médico preso por bater na esposa, na Paraíba

4

Paraíba

Câmara de João Pessoa vai homenagear ex-governador José Maranhão

5

Paraíba

Deslizamento de encosta bloqueia parte da BR-230 entre João Pessoa e Campina Grande