Os comerciantes prejudicados pela pane ocorrida na última segunda-feira (4) nas redes sociais devem levar as denúncias ao Procon de João Pessoa. De acordo com o secretário Executivo do Procon-JP, Rougger Guerra, essas pessoas devem comprovar o dano causado nas vendas.
“O consumidor precisa de meios para comprovar que houve a queda nas vendas, motivada pela falha na prestação do serviços desses aplicativos. Com a comprovação na queda do faturamento, poderá entrar com uma ação e ser ressarcido”, disse em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quarta-feira (6), como acompanhou o ClickPB.
Segundo ele, as ações poderão ser coletivas ou individuais. A pane afetou principalmente os comerciantes que utilizam o sistema delivery, que ficaram sem realizar as vendas, por mais de sete horas, com a instabilidade do WhatsApp, Facebook e Instagram.
“Fomos o primeiro Procon do país a notificar o Facebook sobre as razões que levaram a falha na prestação de serviço. Falhou com a prestação de serviço, é papel do órgão do consumidor buscar responsabilizar e garantir o direito. Nossa orientação é que se aguarde a resposta do Facebook ao Procon. Serão analisadas as falhas com danos individuais e coletivos”, disse.