Essencial

Decisão judicial garante funcionamento de loja de produtos de higiene e limpeza em João Pessoa

A juíza Flávia da Costa Lins observou que o funcionamento do estabelecimento comercial é de interesse de toda a coletividade, que terá mais opções para aquisição de produtos essenciais.

Decisão judicial garante funcionamento de loja de produtos de higiene e limpeza em João Pessoa

Empresa foi considerada essencial por vender produtos de limpeza e higiene — Foto:Reprodução

A juíza Flávia da Costa Lins Cavalcanti, da 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital, autoriza o funcionamento, no Município de João Pessoa, da empresa Camplast Comércio de Embalagens para a comercialização de alimentos, produtos de higiene e limpeza, durante a vigência das medidas restritivas em razão da pandemia do coronavírus (Covid 19). Da decisão cabe recurso.

O estabelecimento deve adotar todas as medidas necessárias para resguardar a saúde de seus trabalhadores e clientes, evitando toda e qualquer forma de aglomeração, seja dentro ou fora do prédio.

A empresa alega que, por atuar no ramo de materiais de limpeza, higiene, descartáveis hospitalares, álcool em gel, é considerada de natureza essencial em tempos de pandemia. Alega, ainda, que o Município de João Pessoa, através do Procon, tem notificado e suspendido atividades em empresas concorrentes, a exemplo da Dicoplast e Main, que tiveram o deferimento de liminar, para impedir que as autoridades municipais continuassem com a suspensão.

A juíza Flávia da Costa Lins observou que o funcionamento do estabelecimento comercial é de interesse de toda a coletividade, que terá mais opções para aquisição de produtos essenciais, proporcionando acesso a itens de higiene e limpeza mais próximos de suas residências, evitando deslocamentos desnecessários e contribuindo para a manutenção estável dos preços. 

“Diante da essencialidade da atividade em análise, parece razoável a permissão de funcionamento dos estabelecimentos da impetrante com a adoção das medidas necessárias para evitar aglomeração, bem como, observância às orientações da OMS, Ministério da Saúde e Decretos Estaduais e Municipais, no que se refere à higiene das lojas, funcionários e clientes, sob pena das sanções cabíveis”, destacou.

Ela explicou que não se trata de rever os atos do Poder Executivo, mas de se aplicar ao caso a legislação que trata o comércio desses produtos como essencial.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Eleição para novo reitor da UFPB é amanhã e terá 46 mil votantes; conheça propostas de cada chapa

2

Paraíba

Eleições UFPB: conheça propostas da chapa Terezinha e Mônica

3

Paraíba

Eleições UFPB: Conheça propostas da chapa Lucídio e João

4

Paraíba

Eleições UFPB: conheça propostas da chapa Valdiney e Rita de Cássia

5

Paraíba

Tribunal de Justiça aprova criação de mais sete vagas para desembargador na Paraíba