No mar

Depois de engolir plástico, tartarugas sofrem até morrerem desnutridas, diz ambientalista

A ambientalista Daniele Siqueira Barreto de Oliveira, que integra a Ong Guajiru, destacou que “quando a tartaruga ingere plástico, acaba tendo uma morte bem dolorosa”.

Depois de engolir plástico, tartarugas sofrem até morrerem desnutridas, diz ambientalista

Na manhã desta quarta-feira (19), mais uma tartaruga foi encontrada morta na Praia de Cabo Branco — Foto:Clilson Júnior

Cada vez mais é percebido o aparecimento de tartarugas mortas no litoral paraibano. A maior parte das mortes destes animais acontece em decorrência da ingestão de plástico no mar. Na manhã desta quarta-feira (19), mais uma tartaruga foi encontrada morta na Praia de Cabo Branco e a principal hipótese sobre a causa de sua morte é a ingestão de plástico.

A ambientalista Daniele Siqueira Barreto de Oliveira, que integra a Ong Guajiru, destacou em entrevista ao ClickPB que “quando a tartaruga ingere plástico, acaba tendo uma morte bem dolorosa”. Ela explicou que o animal acaba ficando à deriva sem conseguir nadar direito. “Fica desnutrida e acaba morrendo por não conseguir se alimentar. Em casos mais severos, acaba rompendo o intestino da tartaruga”, explicou Daniele.

Ainda nesta terça-feira (18) foi realizado o resgate de uma tartaruga na Praia de Intermares, em Cabedelo. Daniele detalhou que este animal foi resgatado pela Polícia Ambiental e depois foi levado para o Aquário Paraíba, onde será tratada para posteriormente ser devolvida à natureza. De acordo com a ambientalista, “aparentemente ela teve ingestão de plástico, porém a equipe fez todo o procedimento para tratar”. Também são constatados encalhes das tartarugas, quando os animais já chegam mortos à praia trazidos pela maré.

A Ong Guajiru acompanha o nascimento de tartarugas nas praias paraibanas. As fêmeas adultas vêm até a praia para desovar e os ninhos são demarcados para acompanhamento do nascimento dos animais. “A gente cerca esses ninhos para proteger”, detalhou Daniele Siqueira. Ao longo de toda a sua atuação, a Guajiru já ajudou no salvamento de mais de 170 mil tartarugas.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

TCE intima ex-presidente da Câmara de São José dos Ramos para explicar o não pagamento de 13º salário dos servidores e contratação irregular de motorista

2

Paraíba

Com R$ 400 milhões em investimentos, feira que busca atrair empreendimentos para o centro de João Pessoa acontece na próxima semana

3

Paraíba

Incêndio atinge depósito na Zona Sul de João Pessoa

4

Paraíba

Operação cumpre mandados de prisão e busca e apreensão em Alagoinha

5

Paraíba

Gaeco cumpre sete mandados de busca e apreensão em Marizópolis, São José de Piranhas e Cajazeiras