Colônia Penal

Detentos de unidade prisional em Sousa terão acesso a cursos e ferramentas para educação básica com instalação de computadores

A Colônia Penal Agrícola de Sousa é a primeira do Sertão da Paraíba a contar com uma sala de informática que servirá para os apenados e para os policiais penais. O diretor da unidade, Charles Martins, informou ao ClickPB que são 15 computadores que ajudarão os presos tanto na realização de cursos de Educação a Distância (EaD), como também noutros projetos de ressocialização e na educação básica, com o ensino fundamental e ensino médio para eles.

“Esse nosso projeto teve início em uma parceria com o Centro Cultural do Banco do Nordeste de Sousa, que nos fez a doação dos computadores. Tivemos, agora, a instalação de todos os equipamentos necessários, assim como internet e tudo mais, pelos técnicos da nossa Secretaria de Administração Penitenciária do Estado”, explicou o diretor Charles Martins.

O diretor destacou ao ClickPB que a unidade tem 180 apenados, dos quais 100 estão matriculados para o ano letivo 2021 da educação básica. “Temos então mais de 50% dos apenados estudando. Isso além de outros projetos de ressocialização implantados na unidade como o cultivo de hortas, fabricação de bolas, projeto de leitura, artesanato, marcenaria.”

“Estamos agora com sala de informática em pleno funcionamento. É um aparelho que em muito vai nos ajudar. Podemos ofertar aqui cursos na modalidade EAD, utilizar também como ferramenta da educação já implantada na unidade e estamos aptos a receber programas do setor de ressocialização da nossa Secretaria de Administração Penitenciária do Estado”, completou o diretor da Colônia Agrícola Penal de Sousa.