Abuso

Dez meses após denúncia de Isa Penna, Cury é notificado em caso de importunação sexual

Desde abril, Justiça fez quatro tentativas de localizar o deputado, o que só ocorreu ontem, revela Marie Claire. Cury foi denunciado pelo Ministério Público por ter apalpado os seios de Penna durante sessão na Alesp em dezembro.

Dez meses após denúncia de Isa Penna, Cury é notificado em caso de importunação sexual

O caso aconteceu em dezembro do ano passado quando, durante sessão da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), Cury se aproxima por trás de Penna, coloca e mantém as mãos na lateral de seu corpo na altura dos seios. — Foto:Deputado Fernando Cury (Cidadania)

Após quase seis meses de tentativas por parte da Justiça, o deputado estadual Fernando Cury (Cidadania) foi notificado na sexta-feira (15) após acusação de importunação sexual contra a deputada estadual Isa Penna (PSOL-SP), no endereço fornecido por ele às autoridades em Botucatu (SP). Essa foi a quinta tentativa feita desde que o desembargador João Carlos Saletti, do Tribunal de Justiça de São Paulo, determinou que o deputado fosse notificado da denúncia do Ministério Público e apresentasse defesa.

O caso aconteceu em dezembro do ano passado quando, durante sessão da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), Cury se aproxima por trás de Penna, coloca e mantém as mãos na lateral de seu corpo na altura dos seios. Um vídeo público da sessão, que era transmitida, mostra o momento em que a deputada reage e afasta Cury de perto de si. 

Em março, Cury foi afastado do cargo por uma decisão, aprovada por 5 votos a 4, que previu que o parlamentar não seja remunerado durante o afastamento. Na ocasião, o Conselho de Ética da Casa aprovou afastamento de apenas 119 dias, que mais tarde foi ampliado para 180 dias. Desde então, porém, não foi localizado apesar de manter agenda pública e publicada nas redes sociais. Com isso, dez meses se passaram desde a denúncia. 

“Afastado da Alesp, ele só poderia ser localizado em sua casa. Foram informados alguns endereços, mas em nenhum ele era localizado”, explicou à Marie Claire a advogada Danyelle Galvão, que defende Penna. “Há uma série de certidões no processo dizendo que Cury não foi localizado. Houve até manifestação do Ministério Público dizendo que ele fosse intimado por e-mail, que tampouco respondeu. O pior é estar afastado das funções parlamentares e trabalhar como se nada tivesse acontecido.”

A defesa do deputado de Cury não respondeu à reportagem até a publicação deste texto. Caso um posicionamento seja enviado, ele será publicado.

Relembre o caso

A deputada estadual Isa Penna (PSOL) foi surpreendida durante sessão extraordinária para votar o orçamento do estado de São Palo na noite desta quarta (dia 16). Um vídeo gravado por uma câmera da Assembleia Legislativa de São Paulo mostra o deputado estadual Fernando Cury (Cidadania) passando a mão no seio da deputada.

Nas imagens, é possível vê-lo conversando com outro deputado. No momento seguinte, ele se distancia e segue em direção a ela, que está com as mãos apoiadas na Mesa Diretora enquanto conversa com um parlamentar. Em seguida, ele chega por trás a apalpando seu seio e ela, imediatamente, tenta afastá-lo.

Na ocasião, ela comentou o caso em entrevista à Marie Claire. A deputada contou que se sentiu desrespeitada. “Eu me senti violada, invadida, em choque e humilhada depois que ‘caiu a ficha’. Toda mulher que já passou por isso, sabe o que estou falando. E caiu rápido a ficha. Foi quando eu entendi que precisava reagir”, diz ela.

Isa chegou a se manifestar pelas redes sociais sobre o ocorrido. “Fui assediada publicamente pelo deputado Fernando Cury (PPS) em meio à votação do orçamento do Estado na ALESP, na noite de ontem (16), durante a 65ª Sessão Plenária Extraordinária da casa”, informou.

A deputada ainda diz: “Durante o início da Sessão, registro público que se encontra disponível na íntegra YouTube, no perfil oficial da ALESP, por volta dos 10min50seg é possível verificar que o deputado Fernando Cury conversa com o deputado Rodrigo Moraes (DEM). Ele realiza um movimento em direção à mim e retorna a conversar com deputado Moraes, que tenta impede-lo com a mão, de se dirigir de novo a mim. O Deputado Cury, no entanto, ignora o gesto e se posiciona atrás de mim e apalpa meus seios, no que é imediatamente repelido por mim! E assim ocorre o assédio”, publicou.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Briga política: Ministério Público aciona Polícia Federal para investigar vazamento de dados em Tavares

2

Paraíba

Mãe e avó, suspeitas de vender pornografia infantil, são liberadas da prisão e advogado alega erro de investigação: “presas injustamente”

3

Paraíba

Paraíba conquista menção honrosa em prêmio Arara Azul por promoção do turismo: “reconhecimento”, diz diretor da PBTur

4

Paraíba

Vereadora alega que parlamentares e prefeito de Patos estavam sem reajuste há 12 anos: “correção necessária”

5

Paraíba

“Enquanto tiver recurso, vamos buscar”, diz advogado após pedir prisão domiciliar para ex-diretora do Padre Zé