Pandemia

Diocese de Campina Grande mantém missas presenciais com ocupação máxima de 30% das igrejas

A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (24) por meio de uma nota e é motivada pela classificação na bandeira amarela em que se encontra o município.

Diocese de Campina Grande mantém missas presenciais com ocupação máxima de 30% das igrejas

A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (24) por meio de uma nota. — Foto:reprodução

Diferentemente da Arquidiocese da Paraíba que suspendeu celebrações com a presença de fiéis por 15 dias, desde a última segunda-feira (22), antes mesmo da publicação do decreto no Diário Oficial, a Diocese de Campina Grande, que compreende 61 municípios na Paraíba, irá permanecer com a realização das missas de forma presencial. 

A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (24) por meio de uma nota. Segundo o documento obtido pelo ClickPB, as missas seguem sendo realizadas de forma presencial, junto com a adoção de todos os protocolos e cuidados sanitários de prevenção à doença como a lotação de apenas 30% das igrejas.

A Diocese explicou que a manutenção das celebrações presenciais se justifica pelo fato de que Campina Grande está classificada na bandeira amarela, registro que não obrigada o cumprimento das determinações feitas no decreto desta semana. 

“A sede de nossa Diocese, bem como a maioria das cidades que a compõe, estão classificadas com bandeira amarela, o que não acarreta, conforme o referido Decreto, a suspensão da presença das pessoas nas celebrações”, explicou.

Confira as determinações contidas na nota da Diocese:            

  1. As Paróquias que estão nas cidades classificadas com bandeira laranja devem, por meio do Pároco, estabelecer contato com as autoridades municipais para o diálogo e definição dos procedimentos, visando sempre, em primeiro lugar a saúde das pessoas e a preservação da vida;
  2. As Paróquias que estão nas cidades classificadas com bandeira amarela devem seguir rigorosamente os protocolos sanitários (conforme o Decreto Diocesano de 13 de junho de 2020), a saber: uso de máscara por parte de todos os fiéis, sacerdotes e equipe de celebração, uso de álcool para higienização das mãos e distanciamento entre as pessoas, evitando a aproximação;
  3. Todos os nossos diocesanos devem manter os cuidados consigo e com os outros, para que a situação não se agrave.

A 19ª avaliação do Plano Novo Normal Paraíba apontou que 62% das cidades paraibanas (138) estão classificadas na cor laranja; 35% (78) municípios estão classificados em bandeira amarela; e os municípios de Cacimbas, Catingueira, Cuité de Mamanguape, Igaracy, São José do Bonfim e São Mamede são os únicos classificados na bandeira vermelha, onde deverão ter mobilidade impedida.

Saiba mais



COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Asfalto de rua em Patos se desmancha 15 dias após obra ser entregue pela prefeitura; veja fotos

2

Paraíba

Padre Egídio deixa UTI e apresenta quadro estável de saúde após quatro dias de cirurgia

3

Paraíba

Prazo de entrega da ‘Ponte das Três Ruas’ pode ser alterado devido as chuvas, explica diretor do DER

4

Paraíba

São Domingos do Cariri vai “torrar” mais de R$ 700 mil com aluguel de palco, camarote e som para shows

5

Paraíba

Prazo de entrega da ponte que liga o Altiplano a UFPB pode ser alterado devido as chuvas, explica diretor do DER