Campanhas

Diocese de Patos pede à Justiça Eleitoral que cobre a candidatos e eleitores cumprimento de medidas de prevenção a covid-19 na região

A cidade de Patos, sede da diocese, é a quarta em número de infectados com 4.049 e 88 mortos pela doença.

Diocese de Patos pede à Justiça Eleitoral que cobre a candidatos e eleitores cumprimento de medidas de prevenção a covid-19 na região

Diocese de Patos emite nota e pede da Justiça Eleitoral que recomenda orientação para prevenção de coronavírus. — Foto:Divulgação Pascom

A Diocese de Patos emitiu, nesta sexta-feira (18), uma nota exortando a Justiça Eleitoral da Paraíba para que candidatos e eleitores cumpram as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a prevenção da Covid-19 durante o período de campanha. A Igreja local chama atenção para a iminência de uma segunda onda de infecção pelo novo coronavírus nos 38 municípios da região em atos presenciais de propaganda autorizados pelo próprio Poder Judiciário.

Há exatos seis meses, a Paraíba confirmou o primeiro caso de Covid-19, encontrando-se agora na curva de estabilidade, segundo dados oficiais da Secretaria de Saúde, com 700 novos casos e entre 10 e 15 mortes por dia. A cidade de Patos, sede da diocese, é a quarta em número de infectados com 4.049 e 88 mortos pela doença.

“Conclamamos os diversos órgãos da Justiça Eleitoral no Estado e às autoridades em geral para que façam valer as recomendações da Organização Mundial de Saúde quanto ao respeito às regras de distanciamento social, higienização, contato físico, uso irrestrito da máscara e de outros equipamentos de proteção individual, de modo a evitar o retorno agressivo da infecção humana pelo coronavírus”, diz um trecho do texto.

A nota assinada pelo bispo diocesano, dom Eraldo Bispo da Silva, pelos vigários episcopais e representantes das pastorais, dos religiosos e dos diáconos alerta ainda que “o não acompanhamento rigoroso [de comícios, carreatas e outras atividades de campanha] por parte das autoridades competentes poderá levar a situações de abusos, com graves resultados à saúde pública”.

Confira a nota da Diocese de Patos:

NOTA EXORTATIVA

Aos Órgãos Judicantes da Justiça Eleitoral
e às demais autoridades constituídas.  

“Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10)

Nós, Bispo, padres, diáconos, leigos e leigas, religiosos e religiosas e demais lideranças pastorais da Diocese de Patos, presente nos trinta e oito municípios da circunscrição diocesana:

Convictos sobre os cuidados com a vida humana, desde a sua concepção ao seu declínio natural (Lc 19,33-34 / Campanha da Fraternidade 2020);

Embasados na práxis libertadora de Jesus Cristo e inspirados na Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil;

Entendendo que a política deve ser encarada como necessária para a construção de um projeto participativo e democrático de sociedade, condizente com os valores do Reino de Deus;

Preocupados com o Estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, causado pela pandemia da COVID-19;

Ainda, levando em conta a recente decisão proferida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, que permitiu a realização de atos presenciais de propaganda (comícios, carreatas, passeatas, caminhadas, reuniões, atos de boca de urna, dentro outros), tendentes a gerar aglomeração de pessoas;

Conclamamos os diversos Órgãos da Justiça Eleitoral no Estado, e às autoridades em geral, para que façam valer as recomendações da Organização Mundial de Saúde quanto ao respeito às regras de distanciamento social, higienização, contato físico, uso irrestrito da máscara e de outros equipamentos de proteção individual, de modo a evitar o retorno agressivo da infecção humana pelo Coronavírus (COVID-19).

O não acompanhamento rigoroso por parte das autoridades competentes poderá levar a situações de abusos, com graves resultados à saúde pública.

Mesmo que, infelizmente, atividades pontuais da Igreja Católica tenham eventualmente escapado ao nosso controle, causando contradições quanto aos cuidados exigidos neste tempo de pandemia, nada justifica a omissão em relação ao nosso dever de apontar fortuitos desvios praticados por quaisquer instituições.

Agradecidos e ansiosos pelos vossos bons préstimos, cumprimentamos-vos!

Patos, 16 de setembro de 2020

Dom Eraldo Bispo da Silva
4o Bispo Diocesano

Pe. Espedito Caetano da Silva
Coordenador Diocesano de Pastoral

Pe. Alixandre Soares de Carvalho
Vigário Forâneo das Espinharas

Pe. Luís Gonzaga Pereira
Vigário Forâneo do Vale do Sabugi

Pe. João Saturnino de Oliveira
Vigário Geral e Forâneo da Serra do Cariri

Pe. José Ronaldo Marques
Vigário Forâneo do Vale do Piancó

Pe. Antônio Abreu Lima
Vigário Forâneo da Serra do Teixeira

Pe. Albany Sousa Barreiros
Vigário Forâneo Região de Malta

Pe. Sebastião de Assis Nóbrega
Vigário Forâneo da Serra de Princesa

Maria Sônia Nascimento Pereira
Pelas lideranças pastorais

Irmã Rosália Alencar Alves
Pelos religiosos e religiosas

Alexandre José Oliveira César
Pelos Diáconos Permanentes

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Pollyanna Dutra enfatiza importância do protagonismo feminino nos espaços de poder na Paraíba: “É necessário que as mulheres ocupem cargos sociais e políticos no Estado”

2

Paraíba

Prefeitura de Remígio vai gastar quase R$ 250 mil com shows na festa de aniversário da cidade

3

Paraíba

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

4

Paraíba

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista

5

Paraíba

Prefeitura de Alagoa Nova vai torrar quase R$ 600 mil em shows para Festa do Produtor Rural