Litoral Norte

Dois peixes-boi são encontrados mortos e Fundação denuncia risco provocado por redes de pesca

Ainda não foi possível definir as causas da morte dos animais, mas há indícios de que a ação humana pode ter provocado o fim trágico dos peixes-boi.

Dois peixes-boi são encontrados mortos e Fundação denuncia risco provocado por redes de pesca

Primeiro foi encontrada encalhada uma fêmea adulta, medindo 3,46 metros e com peso estimado de 870 kg — Foto:Reprodução

Dois peixes-boi, um adulto e um filhote, foram encontrados mortos e em estágio avançado de decomposição nesta semana nas proximidades da Praia do Miriri, no Litoral Norte da Paraíba. Ainda não foi possível definir as causas da morte dos animais, mas há indícios de que a ação humana pode ter provocado o fim trágico dos peixes-boi.

De acordo com a equipe do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho (PVPBM), ligada à Fundação Mamíferos Aquáticos, primeiro foi encontrada encalhada uma fêmea adulta, medindo 3,46 metros e com peso estimado de 870 kg, no último domingo (15). Somente na segunda-feira (16), foi encontrado o outro peixe-boi, um filhote macho de 1,63 metros e 38,4 kg.

A equipe acredita que os peixes-boi encontrados mortos eram mãe e filhote, o que significa haver relação entre os eventos. A médica veterinária do PVPBM, Vanessa Rebelo, coletou amostras dos órgãos e do conteúdo gastrointestinal, os quais serão submetidos para análises laboratoriais que servirão como informações complementares para a identificação da “causa mortis” e para estudos e pesquisas voltadas para a conservação da espécie.

A espécie está ameaçada de extinção no Brasil e a morte de dois peixes-boi é considerada um fato lamentável para os defensores dos animais. Como a região em que os animais foram encontrados encalhados é característica pela prática de pesca, há indícios de que a ação humana possa ter provocado a morte dos peixes-boi.

Na região em que os peixes-boi foram encontrados, no estuário do Rio Miriri, existem preocupações crescentes sobre as atividades de pesca. As redes utilizadas, de malhas grossas e com extensão de uma margem a outra do rio, representam risco para a espécie, principalmente quando os animais estão com filhotes, já que utilizam os estuários com muita frequência.

A equipe do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho – realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) e patrocinado pela PETROBRAS, por meio do Programa Petrobras Socioambiental – orienta que caso alguém encontre um peixe-boi marinho ou qualquer mamífero aquático encalhado, vivo ou morto, nas praias da Paraíba, o primeiro procedimento é comunicar ao órgão ambiental atuante na região ou entrar em contato com a FMA, pelos telefones: (83) 99961-1338/ (83) 99961-1352/ (81) 3304-1443. Em casos de encalhe de animais vivos, enquanto aguarda a chegada do resgate, a pessoa deve seguir as seguintes orientações: 1- Se o animal estiver exposto ao sol, proteja-o fazendo uma sombra; 2- Não o alimente e nem tente devolvê-lo à água; 3- Evite aglomeração a sua volta.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Paraíba tem queda de quase 10% no número de nascimentos entre 2021 e 2022; maior diminuição do Brasil

2

Paraíba

“Vadia, te dou R$ 5 mil para você viver dedicada a mim”, disse médico preso por bater na esposa, na Paraíba

3

Paraíba

Câmara de João Pessoa vai homenagear ex-governador José Maranhão

4

Paraíba

Deslizamento de encosta bloqueia parte da BR-230 entre João Pessoa e Campina Grande

5

Paraíba

Queiroga evita falar número 13 e diz que visita de Bolsonaro a João Pessoa será no dia ’12+1′