Pronampe

Donos de restaurantes em JP reclamam de falta de crédito para retomada; Pesquisa revela que 43% teve acesso negado no país

Como em todo o país, aos poucos, esses estabelecimentos vão experimentando a retomada com diversas restrições por causa da pandemia. Mesmo de portas abertas, a maioria ainda têm faturamento abaixo do esperado.

Donos de restaurantes em JP reclamam de falta de crédito para retomada; Pesquisa revela que 43% teve acesso negado no país

A pesquisa da Abrasel revela que a falta de crédito para os empreendedores é o maior empecilho para a retomada. — Foto:Walla Santos

A expectativa para a retomada de bares e restaurantes ainda está abaixo da média na Paraíba. Como em todo o país, aos poucos, esses estabelecimentos vão experimentando a retomada com diversas restrições por causa da pandemia. Mesmo de portas abertas, a maioria ainda têm faturamento abaixo do esperado e a solução que seria o crédito autorizado pelo governo federal aos bancos não está sendo liberada como deveria. É o que relata um dos empreendedores do segmento em João Pessoa. 

Em entrevista ao Portal ClickPB, o empreendedor Flávio Macenes disse enfrentar dificuldades para acessar o programa do governo federal que promete salvar o segmento, intitulado Pronampe. “Além de não conseguir o crédito, o banco ainda ofereceu um pacote particular da empresa, alegando que a procura pelo Pronampe é grande e não tem como atender a todos os empreendedores que precisam”, disse.

Segundo uma pesquisa nacional realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no final de agosto, que contou com quase 1 500 respostas de empresários de todo o país, quatro em cada cinco empresas (78%) tentaram empréstimo de março para cá pelo programa e pouco mais da metade destes (57%) conseguiu acessar alguma linha de crédito. A maioria obteve o empréstimo pelo Pronampe (56%), quase sempre associado com alguma outra linha disponível. Dos que tiveram o empréstimo negado (43%), são 21% os que não receberam nem mesmo uma justificativa do banco para a falta de crédito. 

Dados do levantamento também revelam que para 71% dos empresários o faturamento está abaixo da expectativa. O que tem levado a reestruturação de muitos restaurantes com a diminuição dos quadros e a falta de perspectiva para novas contratações. 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Paraíba tem queda de quase 10% no número de nascimentos entre 2021 e 2022; maior diminuição do Brasil

2

Paraíba

“Vadia, te dou R$ 5 mil para você viver dedicada a mim”, disse médico preso por bater na esposa, na Paraíba

3

Paraíba

Câmara de João Pessoa vai homenagear ex-governador José Maranhão

4

Paraíba

Deslizamento de encosta bloqueia parte da BR-230 entre João Pessoa e Campina Grande

5

Paraíba

Queiroga evita falar número 13 e diz que visita de Bolsonaro a João Pessoa será no dia ’12+1′