Liberdade

Elefanta Lady quebra cerca e escapa de isolamento na Bica

De acordo com a direção da Bica, devido às chuvas, houve um vazamento de corrente e a cerca elétrica perdeu eletricidade.

Elefanta Lady quebra cerca e escapa de isolamento na Bica

O animal foi avistado pastando livremente no interior da Bica — Foto:Reprodução

A elefanta Lady, que vive no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, mais conhecido como a Bica, em João Pessoa, conseguiu fugir de seu cercado na manhã desta segunda-feira (17). O animal foi avistado pastando livremente no interior da Bica.

De acordo com a direção da Bica, devido às chuvas, houve um vazamento de corrente e a cerca elétrica perdeu eletricidade. A elefanta conseguiu quebrar a cerca e fugir do local onde vive isolada.

O tratador da elefanta viu a situação e o problema já foi solucionado. A cerca foi consertada e a elefanta Lady foi recapturada, sendo levada de volta ao cercado.

A Prefeitura de João Pessoa enviou uma nota, na qual afirma que o ambiente em que o animal é mantido está dentro das normas.  

NOTA

Lady vive num recinto, construído especialmente pra ela, dentro do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, Bica.

Por causa da chuva,  parte da cerca elétrica do recinto da elefanta Lady foi danificada. Quando a elefanta percebeu que parte da cerca estava sem eletrificação, ela avançou cerca de cinquenta metros.  O problema foi resolvido e a elefanta está em segurança. O recinto de Lady está de acordo com as regras da legislação ambiental e, segundo a direção do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, Bica, o espaço tem quase dois mil metros quadrados. O recinto tem um fosso de concreto que circula 50% da área, com a função de oferecer segurança ao animal e à população. Tem ainda uma área de cambiamento para tratamento de Lady, tanques de água, de areia e de lama. A área do abrigo é feita com estrutura metálica com troncos de eucalipto tratado e muro de concreto.

O recinto foi construído seguindo a Instrução Normativa 169 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que institui e normatiza o uso e manejo da fauna em cativeiro no território brasileiro e seguiu orientações da ONG norte-americana Global Sanctuary for Elephants.

A elefanta Lady  foi doada à cidade pelo Circo Europeu, em 2014. Ela recebe tratamento e acompanhamento veterinário desde os primeiros dias em que chegou a João Pessoa.

NUTRIÇÃO – Ao todo são 160 quilos diários de alimento distribuídos em cinco refeições, sendo três a base de frutas e duas de capim, além de uma ração concentrada de farelo de trigo e sal mineral, dada três vezes por semana. A dieta também é composta por uma grande ingestão de água.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Semana Santa: confira cinco receitas fáceis e rápidas para incrementar o almoço da Páscoa

2

Paraíba

Pollyanna Dutra enfatiza importância do protagonismo feminino nos espaços de poder na Paraíba: “É necessário que as mulheres ocupem cargos sociais e políticos no Estado”

3

Paraíba

Prefeitura de Remígio vai gastar quase R$ 250 mil com shows na festa de aniversário da cidade

4

Paraíba

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

5

Paraíba

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista