Balanço

Em ano de pandemia, Procon-JP fecha 123 estabelecimentos comerciais por descumprimento de medidas de prevenção a covid-19

Além disso, nos 11 meses deste ano de 2020, o órgão ainda fez 2.857 ações de fiscalizações, somando 590 notificações, 154 autuações e 82 apreensões de produtos.

Em ano de pandemia, Procon-JP fecha 123 estabelecimentos comerciais por descumprimento de medidas de prevenção a covid-19​

O fechamento ocorreu porque estavam abertos irregularmente em desacordo com as medidas de proteção durante a pandemia. — Foto:Walla Santos

Em ano de pandemia, 123 estabelecimentos comerciais de João Pessoa foram fechados após fiscalizações da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) constatar o descumprimento de medidas sanitárias de prevenção ao novo coronavírus. Além disso, nos 11 meses deste ano de 2020, o órgão ainda fez 2.857 ações de fiscalizações, somando 590 notificações, 154 autuações e 82 apreensões de produtos. 

De acordo com o Procon-JP, o fechamento ocorreu porque estavam abertos irregularmente em desacordo com as medidas de proteção durante a pandemia. Ricardo Holanda salienta que, além do fechamento dos locais, a fiscalização do Procon-JP também fez um trabalho de conscientização sobre a necessidade de se cumprir os decretos municipais junto aos empresários dos vários setores do comércio durante os meses do isolamento”.  

Ainda de acordo com o Procon-JP, além das 82 apreensões de produtos irregulares durante a Operação Brinquedo Legal, foram realizadas 30 operações de fiscalização. O Procon-JP realizou, ainda, 74 campanhas educativas/preventivas dirigidas ao consumidor e ao fornecedor de bens e serviços com informações sobre as leis que regem a relação consumerista.

O secretário Ricardo Holanda explica que os números são consequência da fiscalização diária, das operações e das diligências provocadas também pelas denúncias dos consumidores. “Além do calendário de ações em todos os setores do comércio e de prestação do serviço nos momentos considerados de grande fluxo de consumo como Carnaval, Dia das Mães, São João, Black Friday etc, realizamos inspeções para verificar a aplicação da legislação, uma demanda oriunda dos próprios consumidores que denunciam as irregularidades”.

Operações

As operações de fiscalização realizadas pelo Procon-JP em 2020 ocorreram em supermercados, salões de beleza/barbearias, lojas de roupa, de eletrodomésticos/eletroeletrônicos, de brinquedos, além de cinemas, bares, restaurantes, hotéis, pizzarias. postos de combustíveis e revendedores de gás de cozinha. “Nesses números também entram a fiscalização aos protocolos de segurança durante a pandemia do Coronavirus”, informa Ricardo Holanda.

Números da fiscalização

– Apreensões: 82

– Autuações: 590

– Notificações: 154

– Operações: 30

– Campanhas educativas: 74

Atendimentos do Procon-JP na Capital

– Telefone para agendamento: 83 3218-5720

– Telefone para dúvidas e orientações: 0800 083 2015

– Site: proconjp.pb.gov.br

– Email: procon@joãopessoa.pb.gov.br

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Cagepa interrompe abastecimento de água em locais de João Pessoa, Santa Rita e Bayeux

2

Paraíba

Trens voltam a circular entre Cabedelo e Santa Rita a partir desta segunda-feira

3

Paraíba

Manifestantes interditam BR-230 e reclamam de liberação de água em açude de Engenheiro Ávidos

4

Paraíba

Paraíba Restaurant Week: maior evento de gastronomia do estado tem pratos a partir de R$ 62,90, em João Pessoa

5

Paraíba

Tribunal de Justiça da Paraíba está entre os que mais inovam na defesa dos povos indígenas