Economia

Em João Pessoa, Governo Federal assina contrato para cessão do projeto Fosfato de Miriri

A assinatura do contrato para a cessão do Projeto Fosfato de Miriri, que deverá dar continuidade às pesquisas de produção de fertilizantes de fosfato para beneficiar o mercado agrícola da Paraíba e do Nordeste será feita nesta terça (28), em solenidade no Busto de Tamandaré, em João Pessoa.

Em João Pessoa, Governo Federal assina contrato para cessão do projeto Fosfato de Miriri

O projeto Fosfato de Miriri tem potencial para reduzir a dependência de produtos importados na região Nordeste. — Foto:Governo/Mineração

A assinatura do contrato para a cessão do Projeto Fosfato de Miriri para a empresa BF Mineração, que deverá dar continuidade às pesquisas de produção de fertilizantes de fosfato para beneficiar o mercado agrícola da Paraíba e do Nordeste será feita nesta terça-feira (28), em solenidade no Busto de Tamandaré, em João Pessoa. 

O Projeto Fosfato de Miriri está representado por sete processos minerários e está localizado em uma área total de 6.112,18 hectares, ao sul da cidade de João Pessoa (PB), abrangendo os municípios de Alhandra e Pedra do Fogo, na Paraíba, e Goiana, em Pernambuco, com 115 milhões de toneladas de minério de fosfato e teor médio de 4,19% de P2O5. Ele é resultado da pesquisa mineral realizada pelo Serviço Geológico do Brasil entre as décadas de 1970 e 1980. 

O fosfato é um dos principais insumos para produção de fertilizantes minerais, amplamente utilizados pela indústria do agronegócio. Atualmente, o Brasil depende largamente da importação desse produto mineral. A limitada produção brasileira de fosfato encontrasse concentrada na região centro-sul. O projeto Fosfato de Miriri tem potencial para reduzir a dependência de produtos importados na região Nordeste.

A assinatura de contrato para cessão do projeto Fosfato de Miriri acontece, no mês em que o governo de Jair Bolsonaro completa 1000 dias de gestão. A solenidade acontece no Busto Tamandaré, em Cabo Branco, às 10h, e contará com a participação do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o diretor-presidente do SGB-CPRM, Esteves Colnago, além de demais autoridades. 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Alunos, professores e técnicos da UFPB vão as urnas amanhã escolher novo reitorado

2

Paraíba

Polícia prende homem a apreende arma e munições em Cabedelo

3

Paraíba

Homem é preso acusado de armazenar vídeos de pornografia infantil no Sertão da Paraíba

4

Paraíba

Homem é assassinado com disparos de arma de fogo em Bayeux

5

Paraíba

Operação da Polícia Civil cumpre mandados em João Pessoa e outros municípios da Paraíba