Descumprimento

Empresas que tiveram contrato rescindido não tinham equipamentos nem pessoal suficientes para limpeza urbana em João Pessoa, diz superintendente da Emlur

Equipe da Emlur vai atuar no período de transição para minimizar os transtornos com a rescisão dos três contratos.

Empresas que tiveram contrato rescindido não tinham equipamentos nem pessoal suficientes para limpeza urbana em João Pessoa, diz superintendente da Emlur

Empresas não tinham equipamentos suficientes para oferecer serviço em João Pessoa. — Foto:Reprodução

O superintendente da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Ricardo José Veloso, informou ao ClickPB que as empresas que prestavam serviço de coleta e manejo de resíduos sólidos em João Pessoa descumpriam o contrato. Por conta disso, tiveram os contratos rescindidos. De acordo com ele, as empresas não tinham equipamentos nem pessoal suficientes para limpeza urbana na Capital. 

“Elas não estavam cumprindo com o termo de referência, ou seja, o objeto pela qual foi contrata. A execução de limpeza do nosso município pressupõe um acervo de equipamentos e de pessoal. Os equipamentos não estavam disponíveis na sua integralidade bem como o pessoal, ou seja, descumpriam o contrato”, revelou.

Segundo Veloso, uma notificação foi feita em dezembro de 2020, na gestão anterior, a mesma que fez o contrato, mas a atual gestão “coube, constatar de fato, o que já estava posto na instrução do processo, enfim concluir com o que já foi contratado”. O principal descumprimento foi, sobretudo, a questão da falta de equipamentos. 

“Estamos falando de três contratos, cada qual com sua peculiaridade: um não tem triturador, outro não tem a retroescavadeira, uma moto niveladora. Todos equipamentos caríssimos”, comentou ao portal. De acordo com o superintendente, a contratação das empresas ocorreu de forma regular. “O contrato funciona, contudo, a sua execução foi completamente desvirtualizada”, frisou.

Com isso, comparou a realização de uma compra, mas com entrega de produto diferente do acordado. “É como se eu lhe comprasse uma lebre e você me entrega um gato e eu dou um recibo de lebre. Eu não posso. Eu só poso dá recebido de gato. E se eu não posso dá recibo de gato porque eu não comprei, eu não posso pagar. Então tenho que rescindir”, afirmou. 

Coleta de resíduos nos próximos dias

Com a rescisão dos três contratos, o superintendente informou que já foi instaurado um processo administrativo com vistas a uma concorrência pública e também foi disparado um processo com urgência, em razão da janela que se abre na transição – desligamento e a posse dos serviços por uma nova contratada. A expectativa é que até a próxima semana novas empresas apresentem interesse em realizar o serviço em João Pessoa. 

Enquanto isso, o serviço será realizado pela equipe da Emlur. De acordo com Veloso, a Autarquia possui acervo próprio e que irá auxiliar no processo de transição. “Vamos levantar esforços para gerar o mínimo de transtorno possível aos nossos municípios. A verdade não pode ser ofuscada”, finalizou.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Postos aumentam preço da gasolina em João Pessoa mesmo sem reajuste da Petrobras; entenda o motivo

2

Paraíba

Vereadores de Campina Grande aprovam projeto de lei para aumentar os próprios salários para mais de R$ 20 mil

3

Paraíba

Executiva do PT se reúne em maio para definir se partido terá candidatura ou não em João Pessoa

4

Paraíba

Ministra das Mulheres se reúne com o governador João Azevedo e participa de audiência pública na Paraíba

5

Paraíba

TCE intima ex-presidente da Câmara de São José dos Ramos para explicar o não pagamento de salário dos servidores e contratação irregular