TJPB

Esposa de deputado é condenada a dois anos e dez meses de prisão por irregularidades em contratos da prefeitura

Ednacé Henriques é acusada de ter prorrogado irregularmente os contratos temporários de 179 servidores públicos, admitidos sem concurso público

Esposa de deputado é condenada a dois anos e dez meses de prisão por irregularidades em contratos da prefeitura

A ex-prefeita foi condenada nesta quarta-feira pelo pleno do TJ — Foto:Divulgação

O Tribunal de Justiça da Paraíba condenou nesta quarta-feira (19) a ex-prefeita de Monteiro, Ednacé Alves Silvestre Henriques, esposa do deputado estadual João Henrique. 

Ela foi condenada a dois anos e dez meses de detenção, com substituição da pena corporal por duas restritivas: serviços gratuitos à comunidade e multa no valor de dez salários mínimos, em favor do Fundo Penitenciário.

Ednacé Henriques é acusada de ter prorrogado irregularmente os contratos temporários de 179 servidores públicos, admitidos sem concurso público com base na Lei Municipal nº 1.154/97. O relator da notícia-crime (1420515-29.2013.815.0000) é o juiz convocado José Guedes Cavalcanti Neto.

Ainda na decisão, a Corte não aplicou a pena de afastamento e de inabilitação da denunciada, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou de função pública, eletivo ou de nomeação, conforme trata o artigo 1, § 2º, do Decreto Lei nº 201/67.

A ação foi impetrada pelo Ministério Público estadual, em virtude das nomeações dos servidores entre os anos de 2009 a 2010.

No voto, o juiz-relator José Guedes ressaltou que as contratações realizadas pela prefeita extrapolaram o prazo máximo de um ano previsto na Lei Municipal nº 1.154/97.

“Como se vê na denúncia, não se está questionando a contratação emergencial em si, mas, o fato de haver a ré prorrogado os vínculos, com o mesmo funcionário, contra expressa disposição da lei municipal”, disse o relator.

Quanto aos contratos emergenciais terem sido assinados pelo secretário municipal, o magistrado afirmou que o mesmo jamais poderia fazê-lo sem autorização da ex-prefeita. Por fim, o relator assegurou que Ednacé, ao renovar os contratos com as mesmas pessoas, infringiu a lei municipal e, consequentemente, a Constituição Federal.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Vistoria identifica veículos escolares com pneus irregulares e motoristas sem curso para transportar estudantes, na Paraíba

2

Paraíba

VÍDEO: culto termina em confusão após mulher acusar religioso de ‘estar em pecado’, na Paraíba

3

Paraíba

Adriano Galdino confirma reunião entre João e aliados para firmar chapa de 2026, mas fala em “falta de interesse” dos Ribeiro

4

Paraíba

“Todo ser humano gosta de um afago”, revela Adriano Galdino sobre falta de atenção de João Azevêdo

5

Paraíba

Walber Virgolino rebate Vitor Hugo após declaração sobre não entrar em bairros de Cabedelo: “foi irresponsável”