Educação

Estudante da rede pública de ensino de Picuí obtém segunda maior nota da redação do Enem na PB

Dentre as notas, a que mais chamou atenção foi a de Nathália Kelly com 980. A estudante da Escola Professor Lordão, em Picuí obteve a maior pontuação.

Estudante da rede pública de ensino de Picuí obtém segunda maior nota da redação do Enem na PB

Redação já era uma conquista para Nathalya, uma vez que em 2019, ela levou a premiação de melhor redação do Concurso Se Liga no Enem Paraíba. — Foto:reprodução

Estudantes da rede estadual de ensino da Paraíba obtiveram alto rendimento nos resultados das redações nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Dentre as notas, a que mais chamou atenção foi a de Nathália Kelly com 980. A estudante da Escola Professor Lordão, em Picuí obteve a maior pontuação. A aluna espera agora poder conquistar uma vaga no curso de engenharia mecânica, química ou medicina na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O Inep também identificou uma estudante que conseguiu tirar a pontuação máxima de 1000 pontos mas o nome ainda não foi divulgado, só se sabe que ela tem 16 anos, até o momento. 

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, as mulheres escreveram 32 das 53 redações nota 1.000 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. A mais de meia centena de autores dos textos com avaliação máxima tem idades que variam de 16 a 28 anos. 

As redações com nota máxima são de estados do Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste: Alagoas (2); Bahia (1); Ceará (6); Distrito Federal (2); Espírito Santo (1); Goiás (4); Maranhão (1); Mato Grosso do Sul (1); Minas Gerais (13); Paraíba (1); Pará (2); Pernambuco (1); Piauí (2); Rio Grande do Norte (6); Rio de Janeiro (6); São Paulo (4).

O tema desta edição foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. O texto deveria ser do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, desenvolvido a partir da situação-problema proposta e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores.

As provas foram aplicadas em novembro do ano passado e cerca de 33.263 candidatos faltaram ao segundo dia de provas. No Estado, 147.182 candidatos estavam inscritos para fazer a prova. 

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de faltosos representa 22,6% do total de inscritos.

Segundo a página da Secretaria de Educação, da Ciência e Tecnologia, a Rede Estadual comemora os resultados dos estudantes. “A rede estadual vibra de alegria e orgulho com o desempenho dos nossos alunos na Redação do Enem 2019.”

Segundo o órgão, as maiores notas foram dos seguintes estudantes 

Jackson Pessoa – 960 pontos, Escola Egresso

Amanda Farias Wanderley – 940, Escola Manoel Medeiros de Araújo – Vista Serrana

Sonaly Alves – 940, Escola Monsenhor Emiliano de Cristo 

Jéssica Inácio Soares – 940, Escola Antônio Galdino, Pocinhos 

André Henrique Fernandes de Oliveira – 920, Escola Normal José de Paiva

Washley Phyama – 920, Escola Senador Humberto Lucena

Iara Santos Ramos – 920, Escola Estadual Gertrudes Leite, Desterro

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Pollyanna Dutra enfatiza importância do protagonismo feminino nos espaços de poder na Paraíba: “É necessário que as mulheres ocupem cargos sociais e políticos no Estado”

2

Paraíba

Prefeitura de Remígio vai gastar quase R$ 250 mil com shows na festa de aniversário da cidade

3

Paraíba

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

4

Paraíba

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista

5

Paraíba

Prefeitura de Alagoa Nova vai torrar quase R$ 600 mil em shows para Festa do Produtor Rural