Insatisfação

Estudantes reclamam de sucateamento e de novo modelo de ensino de faculdade de João Pessoa: “não tem como um professor acompanhar 200 alunos”

Diversos discentes estão insatisfeitos com a instituição e preocupados com a qualidade do ensino ofertado.

Estudantes reclamam de sucateamento e de novo modelo de ensino de faculdade de João Pessoa: “​não tem como um professor acompanhar 200 alunos”

Muitos funcionários denunciaram ao portal, a questão do sucateamento da instituição, demissão indireta forçada de docentes, redução de carga horária e de salários. — Foto:Walla Santos

Estudantes estão insatisfeitos com a situação da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), em João Pessoa. Eles reclamam de sucateamento e de novo modelo de ensino ofertado pela instituição. Segundo relatos recebidos pelo ClickPB, a instituição está com disciplinas que serão em conjunto com discentes de faculdade que faz parte da Rede Laureate, em Natal. “Não tem como o professor acompanhar 200 alunos”. 

A insatisfação na FPB é de docentes e discentes e foi relatada em denúncias recebidas pelo portal. “A situação está terrível, muitos de nossos professores, que nos acompanham diariamente, diuturnamente, mesmo sem ser no horário deles. Eles nos acompanham desde o primeiro período”, revelou o promotor de vendas e estudante do sétimo período de Ciências Contábeis da FPB, Yuri Barbosa, 31 anos. Ele lembrou que muitos dos docentes estão sem carga horária no semestre e não poderão oferecer suporte aos discentes em João Pessoa.

Segundo o estudante, a faculdade está falando sobre disciplinas sinergia – assistir com estudantes de fora, de cursos diferentes, mas que é comum a todos os cursos: “Seria um aulão com pessoal de Natal, Mossoró. Não tem como o professor dá atenção a 150, 200 alunos para acompanhar”. Ele informou que está no penúltimo período do curso e comentou ainda que, muitas faculdades aderiram ao desconto, exceto a FPB. 

“Desde o ano passado, pagando normalmente. Todas deram descontos. A FPB nem um pouco”, afirmou, lamentando que, depois de vendida, a instituição está sendo sucateada, “deixando a Deus dará”. “A minha especialidade é em Contabilidade Pública. Como vou ser acompanhado?”, questionou e lamentou.

Outro estudante de Ciências Contábeis, do terceiro ano, que preferiu não se identificar, disse que está preocupado com situação da faculdade. “Aqui tira dúvida, diferente de ter um professor a distância, turmas grandes. A gente contratou o ensino presencial e não online. Eu não queria online. Eu queria presencial porque isso me daria possibilidade de estar perto dos professores e tirar minhas dúvidas”, frisou. 

Destacou ainda sobre uma demissão forçada de professores, principalmente os que ficaram sem cargas horárias. “Está bem difícil. Vou ver o decorrer dessa questão e talvez sair até mesmo da faculdade”, comentou, dizendo ainda a impossibilidade de professores acompanharam inúmeros estudantes, principalmente de fora. 

Essa situação da FPB também é dos docentes que, uma parcela, ficou sem carga horária, mas que não foram avisados com antecedência, impossibilitando que pudessem procurar outras instituições para lecionar, caso sua única fonte de renda fosse a Faculdade. Na matéria anterior publicada, a instituição informou que “dados sobre a gestão do corpo docente citados pela reportagem não correspondem à realidade. Toda e qualquer movimentação realizada no corpo docente da instituição acontece de forma cíclica, nos períodos apropriados em função do calendário acadêmico”. No entanto, professores discordaram do posicionamento da faculdade.

A reportagem do ClickPB entrou em contato com a assessoria de comunicação da instituição e aguarda o posicionamento a respeito das denúncias. Muitos funcionários denunciaram ao portal, a questão do sucateamento da instituição, demissão indireta forçada de docentes, redução de carga horária e de salários. A instituição está em processo de venda assim como outra do mesmo grupo.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Mais seis empresas devem se instalar no Complexo Aluízio Campos, em Campina Grande, nos próximos meses

2

Paraíba

Governo da Paraíba destina mais de R$ 8 milhões para pagamento do Garantia-Safra a agricultores de 135 municípios

3

Paraíba

Segundo réu envolvido na morte de lutador de MMA será julgado em Cabedelo neste sábado

4

Paraíba

Adolescente é apreendido e duas mulheres são presas em operação contra o tráfico de drogas em Coremas

5

Paraíba

Agendamento para emissão de passaporte pela internet está indisponível após instabilidade em sistema