Paraíba

Festa do Padroeiro de Boa Vista mantêm a tradição e homenageia ex-garç

Na abertura social da festa do padroeiro do município de Boa Vista, quinta-feira (25), aconteceu uma homenagem as ex-garçonetes da festa de “Bom Jesus dos martí

Assessoria

Na abertura social da festa do padroeiro do município de Boa Vista, quinta-feira (25), aconteceu uma homenagem as ex-garçonetes da festa de “Bom Jesus dos martírios”. A prefeitura resgatou as garçonetes de 1938 (Distrito) até 2002(Cidade). No Dia do Padroeiro (28), a programação foi iniciada com a celebração eucarística de criação e instalação da Paróquia do Bom Jesus dos Martírios, além da posse do Pe. João Paulo Souto Victor. A missa solene de encerramento começou às 16 horas, seguida de procissão com a imagem do Bom Jesus dos Martírios. No início da noite aconteceu a apuração dos votos das candidatas e coroação da rainha da festa.

A tradição do município de Boa Vista ajuda a contar a história do local de uma forma bem curiosa, na festa do padroeiro, ex- garçonetes se reencontram para lembrar o passado. A cor da faixa representa o cordão ao quais as garçonetes participavam. Atualmente elas não são mais meninas, muitas já são mães de família com idades entre 30 e 70 anos. Algumas nem moram mais em Boa Vista, mas fizeram questão de participar e reencontrar velhas amigas, é o caso de dona Inácia, que hoje mora em Campina Grande, há cinco anos não tinha notícias da amiga Dulce. Dona Inácia afirma: “A festa nos proporciona um momento maravilhoso e de muita emoção!”

De acordo com o prefeito Edvan Pereira Leite: ”As moças da cidade se vestiam de garçonete e trabalhavam voluntariamente na festa de Bom Jesus dos Martírios e para homenagear essas mulheres está sendo promovido um encontro que faz parte da programação da festa do santo”. O coordenador de Cultura do município, Flávio Farias, declarou que: “A homenagem é mais que merecida, já que essas mulheres contribuíram tanto para que a festa fosse grandiosa!”

Antigamente as ex-garçonetes saiam pela cidade junto com a orquestra filarmônica de Boa Vista para anunciar o início da festa, antes elas eram acompanhadas pelos pais, hoje por maridos, filhos e até netos. Um desfile de gerações que conta um pouco a história do município e também da vida de cada uma dessas mulheres.

Todas as ex-garçonetes se reuniram no Pavilhão Social, local onde antigamente elas vendiam comida e bebida para arrecadar dinheiro para a festa do ano seguinte, o local serviu de espaço para homenagens, lá foram exibidos vídeos com imagens de todas as ex-garçonetes. Elas também receberam das mãos do presidente do instituto histórico geográfico do cariri paraibano um certificado. Segundo o presidente Daniel Duarte, o certificado é uma forma simbólica de homenagear todas as pessoas que já prestaram serviço ao cariri paraibano.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

João Pessoa registra mais de 60 mm de chuva em 24 horas; veja lista de bairros onde mais choveu

2

Paraíba

Defesa Civil pede cautela e que população fique em alerta por causa da chuva em João Pessoa

3

Paraíba

Vídeo: árvore cai e interdita parte da Avenida Hilton Souto Maior, em João Pessoa

4

Paraíba

Vídeos e fotos mostram caos e alagamentos após chuva forte em João Pessoa; confira

5

Paraíba

Chuva causa alagamento em diversas ruas e avenidas de João Pessoa; confira locais