Pandemia

Fórum de Combate à Corrupção quer evitar vacinação de pessoas sem comorbidades antes de grupos prioritários na Paraíba

Há informações sobre emissão de atestados médicos falsos e graciosos. O canal para denúncias é o MPF Serviços, ou canais do MP estadual e controladorias municipais.

Fórum de Combate à Corrupção quer evitar vacinação de pessoas sem comorbidades antes de grupos prioritários na Paraíba

MPF quer evitar que pessoas sem preferência na fila de espera sejam imunizados antes dos grupos prioritários. — Foto:Reprodução

O Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB), coordenado pelo Ministério Público Federal (MPF), quer evitar vacinação contra Covid-19 de pessoas sem comorbidades antes de grupos prioritários. Na terça-feira (04), o grupo de trabalho (GT) se reuniu de forma virtual, para discutir sobre o assunto com o Conselho Regional de Medicina (CRM-PB). Há informações sobre emissão de atestados médicos falsos e graciosos. O canal para denúncias é o MPF Serviços, ou canais do MP estadual e controladorias municipais.

Durante o encontro, o CRM se comprometeu a aumentar a publicidade sobre emissão de atestados falsos e graciosos, que configura crime segundo o Código Penal Brasileiro. Ficou acertado também que a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa fará mudança no aplicativo da vacinação, para que conste o número do CRM do médico que assinou o atestado, além de foto do documento. Segundo Crhystiane Pessoa, auditora de controle externo do Tribunal de Contas da Paraíba, “essa inclusão no aplicativo vai facilitar a auditoria e o controle porque os dados estarão já digitalizados. O CRM poderá cruzar dados mais facilmente”, justificou. “Os órgãos envolvidos estão unidos para que a vacinação ocorra da forma mais célere e justa possível”, acrescentou a auditora.

Participaram da reunião desta terça-feira, além da coordenadora do Focco-PB, procuradora do MPF, Janaina Andrade, representantes do TCE, Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público da Paraíba (MP/PB), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público de Contas (MPC), Polícia Federal, Controladoria-Geral do Estado (CGE), Controladoria-Geral da União (CGU), CRM, Sindicato dos Médicos da Paraíba, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Saúde de João Pessoa e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB).

Terceira reunião ordinária

Na última segunda-feira (3) foi realizada a terceira reunião ordinária do Focco-PB em 2021. Na ocasião, foi discutido o controle da destinação das verbas emergenciais do Fundeb às escolas públicas fechadas na pandemia, entre outras deliberações com ênfase na prevenção e combate à corrupção.

PNPC

Sobre o GT do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), trabalho referente à ação 9/21 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), o secretário do Tribunal de Contas da União (TCU), Marcio Sueth, comunicou que no próximo dia 20 haverá um webinário abordando o início das atividades. Márcio comentou ainda que será iniciado, nos próximos dias, o piloto do programa na Paraíba, com a participação do governo do estado, Prefeitura Municipal de João Pessoa, Prefeitura Municipal de Patos e Câmara Municipal de Campina Grande.

O PNPC tem a finalidade de avaliar as organizações públicas de todo o Brasil, mobilizando os seus gestores e as instituições encarregadas do controle. O Focco-PB também apoia o Programa Time Brasil, criado em 2019 pela Controladoria-Geral da União (CGU) para auxiliar no aprimoramento da gestão pública e no fortalecimento do combate à corrupção nas esferas municipal e estadual. O objetivo do grupo é expandir o número de municípios participantes no estado.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Prefeitura de Aguiar gasta R$ 175 mil com dois shows para festa de ‘João Pedro’

2

Paraíba

Operação policial apreende armas de fogo e prende sete suspeitos de integrar facções criminosas em Patos

3

Paraíba

Polícia Civil prende homem com armas de fogo, munições e celulares sem nota fiscal em Juazeirinho

4

Paraíba

Especialista explica como ficou ‘lei das saidinhas’ após mudanças no governo Lula

5

Paraíba

João Pessoa tem oficina gratuita para ajudar contribuinte a declarar Imposto de Renda; veja como participar