Saúde

Confira as medidas tomadas até agora na Paraíba durante a pandemia da Covid-19

As primeiras medidas restritivas foram adotadas, ainda sem confirmação de caso de coronavírus, a partir de 17 de março.

Confira as medidas tomadas até agora na Paraíba durante a pandemia da Covid-19

Para conter o avanço do coronavírus, o Governo do Estado tem adotado medidas restritivas, entre as quais a do isolamento social, considerada a única forma de controlar a disseminação da Covid-19. — Foto:reprodução

A contratação de profissionais de saúde, a ampliação de leitos, aquisição de testes rápidos para alta testagem da população e abertura de novos hospitais estão entre as principais medidas tomadas na área de saúde pelo Governo do Estado da Paraíba para enfrentamento da pandemia do coronavírus. Medidas econômicas, como o adiamento do pagamento do ICMS dos meses de abril, maio e junho das empresas optantes do Simples Nacional por seis meses, e a abertura de linha de crédito especial do programa Empreender Paraíba; e sociais, como a distribuição de cestas básicas e alimentos com famílias em situação de vulnerabilidade social também foram executadas para minimizar os efeitos da pandemia.

Na área da saúde, destaque-se a construção do Hospital Solidário em apenas 17 dias, sendo a primeira unidade do Nordeste a ficar pronta, erguida do zero. Hospital de campanha montado ao lado do Hospital Metropolitano, a unidade possui 130 leitos, podendo chegar a 200, para atender pacientes com Covid-19 moderados e graves.

Além disso, o Governo da Paraíba já distribuiu 155 mil testes rápidos entre os 223 municípios do Estado e vem promovendo ações de testagem nos municípios de Santa Rita, Cabedelo, Sapé Cruz do Espírito Santo e Bayeux, em parceria com as prefeituras. O objetivo é ampliar a confirmação e o descarte da Covid–19 na Paraíba.

Para conter o avanço do coronavírus, o Governo do Estado tem adotado medidas restritivas, entre as quais a do isolamento social, considerada a única forma de controlar a disseminação da Covid-19, conforme as autoridades sanitárias e a Organização Mundial de Saúde. 

As primeiras medidas restritivas foram adotadas, ainda sem confirmação de caso de coronavírus, a partir de 17 de março, quando foi suspenso o atendimento presencial ao público externo nas repartições públicas estaduais e a realização de eventos de massa, e foi antecipado o período das férias escolares de toda rede pública estadual de ensino, entre outras.

A imposição de novas medidas restritivas, além da prorrogação e ampliação de outras existentes, está presente em cada decreto. Atualmente, o isolamento social abrange todos os municípios paraibanos, independente do registro de casos confirmados da Covid-19; os transportes intermunicipais estão interrompidos e novas barreiras sanitárias foram implantadas no acesso às cidades litorâneas, entre outras restrições.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Pitbull ataca idosa em Mangabeira e vítima é socorrida para o Hospital de Trauma

2

Paraíba

Juiz pode decidir hoje sobre pedido de prisão domiciliar de ex-diretora do Padre Zé

3

Paraíba

Tribunal de Contas assume coordenação do Fórum de Combate à Corrupção na Paraíba

4

Paraíba

Mais de 300 mil MEIs, micro e pequenas empresas da Paraíba podem renegociar dívidas; veja como

5

Paraíba

Casais inscritos no Casamento Coletivo do São João de Campina Grande participam de reunião nesta quarta-feira