Novidade

Governo da Paraíba recebe convite do Ministério da Economia para compartilhar tecnologia que otimiza produção e reduz custo de obras

Os resultados da implementação da tecnologia no Estado farão parte do portfólio de material didático que será divulgado e produzido em âmbito nacional. A Paraíba é um dos primeiros Estados brasileiros com projetos em BIM em andamento.

Governo da Paraíba recebe convite do Ministério da Economia para compartilhar tecnologia que otimiza produção e reduz custo de obras

Superintendente da Suplan, Simone Guimarães, acompanha a tecnologia. — Foto:Divulgação/Secom-PB

O Governo da Paraíba, por meio da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), recebeu um convite do Ministério da Economia para contribuir com a produção de conteúdo sobre BIM (Building Information Modeling) – que é uma tecnologia que otimiza produção e reduz custo de obras em projetos com maquetes virtuais, já é realidade na Paraíba desde agosto de 2019, a partir da criação da gerência BIM na Suplan.

Os resultados da implementação da tecnologia no Estado farão parte do portfólio de material didático que será divulgado e produzido em âmbito nacional. A Paraíba é um dos primeiros Estados brasileiros com projetos em BIM em andamento. 

“O Governo tem feito grandes investimentos em pesquisa e tecnologia, o que tem nos trazido grandes resultados, como a otimização de trabalho, eficiência e economia. A plataforma BIM é um instrumento muito importante para a Paraíba, pois está sendo aplicada em grandes obras que serão iniciadas em breve e que irão resultar em mais desenvolvimento para várias regiões do Estado. Eu fico muito satisfeito de constatar que tantas ações implantadas na nossa gestão têm recebido reconhecimentos nacionais e parabenizo toda a equipe envolvida nesse processo”, destacou o governador João Azevêdo. 

A engenheira Simone Guimarães delegou o engenheiro Rodrigues Lopes para o cargo, e em menos de 1 ano de implementação, a Paraíba é destaque nacional. “Com a autorização do governador João Azevêdo, avançamos com a implantação de metodologia de Informação da Construção Civil no estado da Paraíba. A criação da gerência garantiu a elaboração e aprovação rápida de projetos, a exemplo do Novo Aeroporto de Patos. A análise do projeto na Paraíba se deu através da plataforma BIM. Esse convite do Ministério da Economia é a reafirmação que estamos no caminho certo, avançando e investindo na qualidade das nossas obras públicas”, destacou a engenheira Simone Guimarães, diretora – superintendente da Suplan.  

O convite foi recebido no dia 2 de julho e a justificativa considera “a relevante atuação da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento da Paraíba por intermédio de sua Gerência Especial, sobre Building Information Modeling (BIM), e o notório conhecimento técnico”, conforme diz o documento. O objetivo, segundo o Ministério da Economia, é ampliar materiais sobre o tema. O convite ainda destaca que “a Plataforma está em constante evolução, graças ao trabalho conjunto dos membros da Rede +Brasil, da qual o Estado da Paraíba faz parte e é bem atuante, uma vez que atuam com sugestões de melhorias e modernização dos processos”.

O gerente BIM da Suplan, Rodrigues Lopes, explica como se dará a contribuição do Governo da Paraíba nessa parceria. “Será um pacote de apresentações, com temas diversos. De forma gradativa, vamos falar sobre documentos oficiais, cases de sucessos, projetos e resultados do trabalho em BIM, e isso pra todo o Brasil”, disse. O engenheiro ainda agradeceu ao governador da Paraíba e a Simone Guimarães pela confiança. “Fui estagiário da Suplan, fui contratado, e agora fico feliz por estar à frente da produção desse material, não só para o Ministério da Economia, mas para o Governo do Estado. Os avanços na tecnologia só foram possíveis graças à implementação do BIM na Paraíba”, disse.
 
Plataforma BIM

A tecnologia é o novo conceito quando se trata de projetos para construções que trabalha com maquetes virtuais. O método BIM integra todas as fases da construção civil – que vai desde a planta arquitetônica, orçamento, fiscalização, até a entrega final da obra, otimizando o trabalho de todo o sistema produtivo. Os projetos pilotos em andamento na Paraíba, que farão parte do acervo nacional, são: o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de João Pessoa, Campina Grande e Patos; o Centro de Convenções de Campina Grande; o Aeroporto de Patos; o futuro Hospital da Mulher da Paraíba (Obra do Hospital do Frei Damião), além de documentos oficiais no segmento em BIM,  dentre outros projetos e obras elaborados pelo Governo do Estado.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Cagepa interrompe abastecimento de água em locais de João Pessoa, Santa Rita e Bayeux

2

Paraíba

Trens voltam a circular entre Cabedelo e Santa Rita a partir desta segunda-feira

3

Paraíba

Manifestantes interditam BR-230 e reclamam de liberação de água em açude de Engenheiro Ávidos

4

Paraíba

Paraíba Restaurant Week: maior evento de gastronomia do estado tem pratos a partir de R$ 62,90, em João Pessoa

5

Paraíba

Tribunal de Justiça da Paraíba está entre os que mais inovam na defesa dos povos indígenas