Municípios

Guarabira aparece na liderança de ranking da transparência na Paraíba e Sousa tem nota mais baixa

A Escala Brasil Transparente (EBT) é uma ferramenta de monitoramento da transparência pública em estados e municípios brasileiros.

Guarabira aparece na liderança de ranking da transparência na Paraíba e Sousa tem nota mais baixa

O Governo da Paraíba apareceu na 19ª colocação entre os estados brasileiros, com nota de 7,42 no ranking da transparência — Foto:Reprodução

A cidade de Guarabira assumiu a primeira posição na Paraíba no ranking da Escala Brasil Transparente (EBT), com nota de 8,51. A segunda cidade mais bem colocada no estado é João Pessoa, que tirou nota de 7,99. O ranking foi divulgado pela Controladoria Geral da União (CGU) com base em dados de julho a novembro de 2018.

Já o Governo da Paraíba apareceu na 19ª colocação entre os estados brasileiros, com nota de 7,42 no ranking da transparência. A Escala Brasil Transparente (EBT) é uma ferramenta de monitoramento da transparência pública em estados e municípios brasileiros.

A média verificada entre os municípios brasileiros é de 6,50 enquanto que a média das capitais brasileiras é de 8,08. Cabedelo é a terceira cidade paraibana mais bem colocada, com nota de 7,63. Sapé aparece logo em seguida com 6,99. Já Campina Grande, aparece somente na quinta posição entre as cidades paraibanas, com nota de 6,70.

A cidade de Sousa teve a menor média entre os municípios paraibanos, com 3,89. Santa Rita também teve uma nota considerada baixa, de 5,38. As outras cidades com nota considerada baixa são Patos, com 5,59, Bayeux, com 5,75, e Cajazeiras, com 5,99. Foram avaliados os municípios com mais de 50 mil habitantes, além de estados e municípios. Na Paraíba, a avaliação da transparência abrangeu dez cidades.

As avaliações são desenvolvidas para fornecer os subsídios necessários ao Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) para o exercício das competências que lhe atribuem os artigos 59 da Lei Complementar nº 101/2000 e 41 (I) da Lei de Acesso à Informação, assim como os artigos 68 (II) do Decreto nº 7.724/2012 e 18 (III), do Decreto nº 8.910/2016.

A Escala Brasil Transparente – Avaliação 360° é uma inovação na tradicional metodologia de avaliação da transparência pública adotada pela CGU. Na EBT – Avaliação 360° houve uma mudança para contemplar não só a transparência passiva, mas também a transparência ativa (publicação de informações na internet).

A EBT – Avaliação 360° incorporou aspectos da transparência ativa como a verificação da publicação de informações sobre receitas e despesa, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas e outras. Com a aplicação dessa métrica, a CGU pretende aprofundar o monitoramento da transparência pública e possibilitar o acompanhamento das ações implementadas por estados e municípios na promoção do acesso à informação.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Pollyanna Dutra enfatiza importância do protagonismo feminino nos espaços de poder na Paraíba: “É necessário que as mulheres ocupem cargos sociais e políticos no Estado”

2

Paraíba

Prefeitura de Remígio vai gastar quase R$ 250 mil com shows na festa de aniversário da cidade

3

Paraíba

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

4

Paraíba

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista

5

Paraíba

Prefeitura de Alagoa Nova vai torrar quase R$ 600 mil em shows para Festa do Produtor Rural