Prevenção

Hospital Universitário de Campina Grande realiza mutirão e oferece 300 vagas para consultas e exames com urologistas

Nos dias 16 a 27 de novembro os pacientes que realizaram a marcação, irão fazer o exame de PSA (que mede o nível de uma substância produzida pela próstata, o Antígeno Prostático Específico).

Hospital Universitário de Campina Grande realiza mutirão e oferece 300 vagas para consultas e exames com urologistas

Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) pertence a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). — Foto:Reprodução

Como forma de conscientizar os homens para a prevenção do câncer de próstata, o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), realiza na próxima semana, um mutirão de consultas com urologistas. Serão oferecidas 300 vagas e os interessados precisam marcar as consultas. Neste mês ocorre a Campanha Novembro Azul.

Neste ano, as marcações serão exclusivamente por telefone (83) 2101-5640. Assim, para garantir uma das 300 vagas oferecidas, é necessário ligar no período de 11 a 13 de novembro, das 8 às 11h e das 13h às 17h. É preciso estar com o cartão do SUS em mãos no momento do agendamento. Os atendimentos terão como público-alvo homens a partir de 45 anos.

Nos dias 16 a 27 de novembro os pacientes que realizaram a marcação, irão fazer o exame de PSA (que mede o nível de uma substância produzida pela próstata, o Antígeno Prostático Específico). Assim, os participantes do mutirão vão para as consultas com os urologistas já portando o resultado de seus exames.

Os atendimentos com os especialistas vão acontecer no início de dezembro.

Todas as medidas, como os agendamentos por telefone e a distribuição das consultas e dos exames em mais de um dia, foram adotadas como forma de se evitar aglomerações.

Câncer de próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para este ano, a estimativa é de 65.840 novos casos no Brasil. Na Paraíba, esse número é de 1.740 novas ocorrências

Segundo o INCA, em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa e muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem o tamanho de uma noz e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Campina Grande mostra recuperação e tem saldo positivo de empregos em fevereiro

2

Paraíba

Semana Santa: confira a programação completa do Tríduo Pascal na Família Consolação

3

Paraíba

Ministério Público investiga denúncia de contratação irregular de servidores pela Prefeitura de Condado

4

Paraíba

Missa de Lava Pés marca a Quinta-feira Santa em João Pessoa; confira a programação

5

Paraíba

Aeroportos de João Pessoa e Campina Grande operam com aumento de 150% dos voos durante feriado da Semana Santa