Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Paraíba

Editoria sobre Paraíba ir para editoria →

Vacinação

João Pessoa inclui coveiros e avança imunização de grupo de comorbidades com mais de 57 anos

O prefeito Cícero Lucena acompanhou o atendimento no Santuário Mãe Rainha, no bairro do Aeroclube.

Também estão sendo vacinados os coveiros, que desempenham uma atividade de risco, no que se refere ao coronavírus. (Foto: Reprodução)

Por

A Prefeitura de João Pessoa avança na imunização da população contra a Covid-19, neste sábado (10), em 27 postos de vacinação espalhados por toda a cidade. Este é o segundo dia de vacinação para pessoas com comorbidades e profissionais de saúde na faixa etária a partir de 57 anos. Também estão sendo vacinados os coveiros, que desempenham uma atividade de risco, no que se refere ao coronavírus. O prefeito Cícero Lucena acompanhou o atendimento no Santuário Mãe Rainha, no bairro do Aeroclube.

“Estou vendo com muita alegria esta campanha. Nós sabemos que a forma de combater a pandemia é certamente com vacina, distanciamento social e o uso correto de máscara. João Pessoa, através da equipe de Secretaria de Saúde e com o apoio das demais secretarias, tem se destacado, os profissionais têm se doado para fazer acontecer. Não tem dia ou hora, basta chegar a vacina. Ontem a vacina chegou às 7h da manhã e, às 8h, já estávamos nos postos vacinando. É o compromisso do poder público em cuidar da cidade neste momento em que todos estão precisando”, avaliou Cícero Lucena.

Logo no início da manhã, 17 coveiros foram vacinados, no Santuário Mãe Rainha. Antônio Carlos foi um deles. Ele trabalha há mais de uma década nessa função, no Cemitério São José, em Cruz das Armas. “É muito bom tomar a vacina. Estou muito feliz com esse momento. Presenciei vários enterros no meu trabalho e agora sei que vou estar imunizado”.

O secretário executivo de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Ubaldo Pequeno, destacou que o trabalho dos coveiros na pandemia, que já causou mais de 6 mil mortes na Paraíba, é de risco. “É uma luta nossa que já vem há um determinado tempo e chegou a hora deles. Eles estão nesse grupo de risco, em contato direto com as vítimas da pandemia. Agora vão estar protegidos”, disse.

Além dos coveiros, quem também faz parte do grupo prioritário é o professor Rubens Marssenan, de 58 anos. O educador - diabético e hipertenso - recebeu a primeira dose e comemorou que o momento de liberdade está cada vez mais próximo.  “É muito gratificante ver que o prefeito Cícero Lucena está se empenhando nessa vacinação e imunizando a população. Fico muito feliz por isso. Não é só uma sensação de alívio estar vacinado, mas de liberdade”, comentou Rubens.

Quem pode ser vacinado – O público atendido nesse sábado é o de profissionais de saúde 57+ e as pessoas com comorbidades de mesma faixa etária. As comorbidades atendidas são do tipo diabetes mellitus, hipertensão, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos imunossuprimidos e pessoas com obesidade grau 3 (IMC >40).
 
Também podem ser vacinadas pessoas com idade acima de 18 anos que já fizeram transplante (exceto córnea), pacientes de hemodiálise ou pessoas com anemia falciforme.
 
Locais– A vacina está sendo aplicada em 27 postos em todos os distritos sanitários. São 23 ginásios de escolas e quatro pontos no modelo drive thru: Espaço Cultural, Igreja Universal, Santuário Mãe Rainha e Mangabeira Shopping. Nos ginásios, a vacinação segue até 12h. Nos demais pontos, até 15h.
 
A primeira dose está sendo aplicada nos ginásios e no Santuário Mãe Rainha. A segunda dose está sendo aplicada mediante agendamento pelo aplicativo “Vacina João Pessoa”, na Igreja Universal do Reino de Deus (Expedicionários) e no Espaço Cultural José Lins do Rêgo. Já os profissionais de saúde 57+ estão sendo imunizados no Mangabeira Shopping.
 
O agendamento no aplicativo Vacina João Pessoa está disponível para celulares com sistema Android. Também pode ser feito pelo site: vacina.joaopessoa.pb.gov.br/  
 
Documentação – No momento da imunização, a pessoa deve deixar um documento que comprove a condição de prioridade, como o laudo médico ou receita de medicamento, ou comprovante do exercício profissional (no caso de quem trabalha na saúde).
 
A documentação ficará retida para posterior averiguação por Comissão da Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos de fiscalização, a exemplo do Ministério Público. Quem for tomar vacina também deve levar documento oficial com foto, cartão do SUS ou CPF e comprovante de residência. Para aqueles que vão tomar a segunda dose da vacina é necessário apresentar documento oficial com foto e o cartão de vacina Covid, com o registro da primeira dose.
 
Transporte gratuito – As pessoas que precisam se deslocar de um bairro a outro para se vacinar podem utilizar o serviço gratuito do aplicativo Uber, parceria da empresa com o Governo do Estado. O código que deverá ser inserido é o VACINAPB e cada usuário só pode inseri-lo uma vez, garantindo a gratuidade para as duas viagens que devem chegar até R$ 25, cada.
 
POSTOS DE VACINAÇÃO
 
Primeira dose
Santuário Mãe Rainha – 9h às 15h
Ginásios – 8h às 12h
 
Distrito Sanitário I
Escola Municipal Lynaldo Cavalcanti (Bairro das Indústrias)
Escola Municipal Anayde Beiriz (Bairro das Indústrias)
ECIT Papa Paulo VI (Cruz das Armas)
Escola Municipal Dom José Maria Pires (Oitizeiro)
Escola Municipal Professor Oscar de Castro (Cruz das Armas)
 
Distrito Sanitário II
Escola Municipal Francisco Pereira (Cristo Redentor)
Escola Municipal Jornalista Raimundo Nonato Batista (Gramame)
Escola Municipal Fernando Milanez (Colinas do Sul)
Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro (Funcionários II)
 
Distrito Sanitário III
Escola Municipal Dom Helder (Valentina de Figueiredo)
Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)
Escola Municipal Radegundes Feitosa (José Américo de Almeida)
Escola Municipal Quilombola Antônia do Socorro Silva Machado (Paratibe)
Escola Municipal Professor Afonso Pereira da Silva (Cidade Verde II)
Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos (Bancários)
 
Distrito Sanitário IV
Ginásio Ivan Cantisani (Tambiá)
Escola Municipal Luiz Augusto Crispim (Bairro dos Ipês)
Instituto Federal da Paraíba – IFPB (Jaguaribe)
Escola Municipal Violeta Formiga ( Mandacaru)
 
Distrito Sanitário V
Escola Municipal Leonel Brizola (Tambauzinho)
Escola Municipal Seráfico da Nóbrega (Tambaú)
Escola Municipal Chico Xavier (Jardim Oceania)
Centro da Pessoa Idosa (Altiplano)
 
Profissionais de Saúde
Mangabeira Shopping (9h às 15h)
 
Segunda dose
Igreja Universal do Reino de Deus (9h às 15h)
Espaço Cultural José Lins do Rego (9h às 15h)

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

Secretário de Saúde faz novo apelo para paraibanos evitar aglomerações no Dia das Mães: "almocem exclusivamente com aquelas pessoas que convivem no mesmo teto"

'Cuidem dos seus', diz Juliette ao postar primeira selfie após vencer BBB21

Para evitar disseminação do coronavírus, cemitérios de João Pessoa serão fechados no Dia das Mães

Paraiba supera marca de 300 mil casos de covid-19, 7.018 mortes e 212.445 pacientes recuperados da doença