Em Campina Grande

Juíza inocenta jovem em denúncia de estupro e manda apurar calúnia de adolescente que fez acusação

Exame de DNA e imagens de câmeras de segurança mostraram incoerências no depoimento da suposta vítima.

Juíza inocenta jovem em denúncia de estupro e manda apurar calúnia de adolescente que fez acusação

Caso foi julgado na Comarca de Campina Grande — Foto:Reprodução

A juíza Ana Penazzi, do Juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Campina Grande, julgou improcedente a denúncia de estupro de uma adolescente contra Lucas Lucena Gonçalves, por inexistência de provas. Além disso, a juíza determinou o envio dos autos para a 2ª Superintendência Regional de Polícia Civil para que seja apurada a prática de crime de denunciação caluniosa pela suposta vítima.

Segundo a denúncia, formulada pelo Ministério Público estadual, Lucas Lucena Gonçalves teria forçado a adolescente a ter conjunção carnal em sua residência. 

“O exame de DNA foi fundamental para descartar a versão trazida pela suposta vítima, além das câmeras de segurança, cujas imagens mostraram toda uma incoerência da palavra da jovem”, disse a juíza. 

A magistrada observou que é preciso atentar para a delicadeza do tema e ter um olhar minucioso do processo apresentado em Juízo. “Lidamos com um processo que busca uma verdade que mexe com os mais profundos sentimentos dos envolvidos, e a aplicação da lei deve ser tomada respeitando todas as nuances que norteiam o julgamento”, afirmou.

“Os processos envolvendo crimes de estupro exigem um cuidado especial do magistrado, uma perspicácia e uma atenção redobrada, pois, em geral, são crimes sem testemunhas, e a palavra da vítima assume relevância considerável”, alertou.

Ana Penazzi destaca que o julgador deve ter ao analisar um crime de estupro, não só pelo trato com a vítima de maneira que minore o dano relembrado na instrução criminal, como também na avaliação do acusado e do suposto crime cometido, de forma que não absolva um culpado, nem condene um inocente.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Prefeitura de João Pessoa paga salários de abril na próxima semana; confira datas

2

Paraíba

“Sintonia do PT com Cícero”, analisa Hervázio Bezerra sobre negociações do partido para aliança em João Pessoa

3

Paraíba

“Vamos construir a maior bancada da Câmara”, diz João Azevêdo sobre participação do PSB nas eleições de João Pessoa

4

Paraíba

“Trabalho que deu certo” diz Léo Bezerra ao ter pré-candidatura de vice-prefeito oficializada Olho: João Pessoa

5

Paraíba

Umbuzeiro vai desembolsar quase R$ 250 mil para comprar desinfetantes, cloro e outros produtos de limpeza