Meio ambiente

Justiça da Paraíba recebe denúncia do MP contra prefeito de Picuí por descumprir acordo para acabar com lixão

De acordo com a denúncia do MPPB, o denunciado fez um acordo e permaneceu inerte acerca do lixão.

Justiça da Paraíba recebe denúncia do MP contra prefeito de Picuí por descumprir acordo para acabar com lixão

O relator Desembargador Carlos Martins Beltrão Filho, no exame do caso, observou que a única forma de se buscar a verdade real dos fatos é por meio de dilação probatória. — Foto:reprodução

O Tribunal de Justiça da Paraíba decidiu receber denúncia oferecida pelo Ministério Público estadual contra o prefeito de Picuí, Olivânio Dantas Remígio, por crime ambiental referente ao depósito de resíduos sólidos em lixão. 

De acordo com a denúncia do MPPB, o denunciado fez um acordo e permaneceu inerte acerca do lixão. “Após confessar as práticas criminosas ora imputadas, firmou, em 19 de dezembro de 2018, acordo de não persecução penal com o Ministério Público Estadual, comprometendo-se a encerrar a conduta criminosa e, assim, deixar de lançar resíduos sólidos inadequadamente, ou seja, no lixão. Entretanto, esgotado o prazo ânuo concedido, o Prefeito increpado manteve-se inerte quanto ao cumprimento da obrigação e, como revela a prova documental amealhada, continuou a praticar as condutas criminosas teladas, fato, inclusive, que motivou a rescisão do ANPP, decretada pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, conforme consta no processo”, disse o MPPB. 

Na resposta escrita, a defesa requereu a improcedência da ação ao argumento de que não há provas da autoria nem da materialidade. Sustenta a não demonstração de dolo específico e que a conduta do prefeito seria atípica, uma vez que houve dilação do prazo para extinção do lixão, ou seja, ausência de provas inequívocas da intenção do noticiado em causar dano ao meio ambiente.

O relator Desembargador Carlos Martins Beltrão Filho, no exame do caso, observou que a única forma de se buscar a verdade real dos fatos é por meio de dilação probatória. “Assim sendo, para que seja possível esclarecer os fatos narrados, faz-se necessária a instrução do processo. Ainda, cumpre lembrar que, nesta altura, qualquer dúvida existente resolve-se em favor da sociedade. Desse modo, inexistindo, no momento, provas capazes de elidir, totalmente, a imputação que, em tese, reveste-se de credibilidade, impõe-se o recebimento da denúncia”, pontuou.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Pitbull ataca idosa em Mangabeira e vítima é socorrida para o Hospital de Trauma

2

Paraíba

Juiz pode decidir hoje sobre pedido de prisão domiciliar de ex-diretora do Padre Zé

3

Paraíba

Tribunal de Contas assume coordenação do Fórum de Combate à Corrupção na Paraíba

4

Paraíba

Mais de 300 mil MEIs, micro e pequenas empresas da Paraíba podem renegociar dívidas; veja como

5

Paraíba

Casais inscritos no Casamento Coletivo do São João de Campina Grande participam de reunião nesta quarta-feira