Decisão

Justiça manda Santander reintegrar bancária demitida por ter Lúpus

Não é a primeira vez que o banco demite funcionários que são afastados pelo INSS devido adoecimento ou tratamento. Em 2019 já foram mais de quatro casos semelhantes registrados pelo Sindicato dos Bancários da Paraíba (Sintrafi-PB).

Justiça manda Santander reintegrar bancária demitida por ter Lúpus

Não é a primeira vez que o banco demite funcionários que são afastados pelo INSS devido adoecimento ou tratamento. Em 2019 já foram mais de quatro casos semelhantes registrados pelo Sindicato dos Bancários da Paraíba (Sintrafi-PB). — Foto:Reprodução

O Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT 13) determinou nesta quarta-feira (16) a reintegração imediata de uma bancária que foi demitida por ter lúpus. A Justiça ainda mandou que a trabalhadora tenha automaticamente todos os seus direitos restabelecimento. Após a decisão, o Banco Santander reintegrou a funcionária Maria Juliana Carvalho Campos imediatamente em cumprimento ao pedido de liminar deferido pelo desembargador federal Edvaldo de Andrade. 

A trabalhadora, que foi desligada com Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) com resultado “inapto” emitido pelo médico do próprio Santander, é portadora de doença grave LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO (LES) e estava afastada desde o ano de 2003, mediante auxílio-doença, posteriormente convertido pelo INSS para aposentadoria por invalidez em 13.09.2010, a qual foi cessada com exame médico pericial revisional realizado em 23.05.2018.

No dia 14.06.2018, após exame de retorno realizado por médicos do Santander, foi considerada inapta. E, mesmo apresentando todos os exames e sua condição de invalidez, o INSS, em 12.07.2018, não manteve administrativamente o benefício. Então, o banco informou à bancária que realizaria novo exame médico no prazo de cinco dias úteis, mas somente foi convocada para comparecer em 13.09.2018. E, para sua surpresa, a médica desconsiderou suas condições e disse que não poderia ir contra o laudo do INSS, ignorando inclusive atestados médicos de 45 dias e 60 dias, que a bancária apresentou ao Santander. Um dia antes (12/09/2019) ela recebera comunicado do banco para retornar ao trabalho no dia 14.09.2018. Ao chegar ao local de trabalho foi informada da sua dispensa.

Não é a primeira vez que o banco demite funcionários que são afastados pelo INSS devido adoecimento ou tratamento. Em 2019 já foram mais de quatro casos semelhantes registrados pelo Sindicato dos Bancários da Paraíba (Sintrafi-PB). No Estado, o banco espanhol é o que mais reincide em práticas como essa. 

Segundo o diretor responsável pelo Jurídico da entidade, Robson Luís, essas práticas são combatidas diariamente, no entanto, os casos não param e é preciso sempre que o trabalhador tenha conhecimento dos direitos que possui e procure junto com a entidade lutar por ele.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Prefeitura de João Pessoa paga salários de abril na próxima semana; confira datas

2

Paraíba

“Sintonia do PT com Cícero”, analisa Hervázio Bezerra sobre negociações do partido para aliança em João Pessoa

3

Paraíba

“Vamos construir a maior bancada da Câmara”, diz João Azevêdo sobre participação do PSB nas eleições de João Pessoa

4

Paraíba

Umbuzeiro vai desembolsar quase R$ 250 mil para comprar desinfetantes, cloro e outros produtos de limpeza

5

Paraíba

Prefeitura de Belém vai gastar quase R$ 1 milhão com construção de garagem