Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Paraíba

Editoria sobre Paraíba ir para editoria →

Saúde

Lígia Feliciano cobra do ministro da Saúde programa de reabilitação pós-covid e testes para retorno de aulas presenciais na Paraíba

O ministro Marcelo Queiroga sinalizou que vai dar encaminhamento à questão e atender à reivindicação. Com a redução dos casos de covid-19 e da taxa de ocupação de leitos, os recursos poderiam ser destinados para o programa de reabilitação dos sequelados pós-coronavírus.

A segunda solicitação ao ministério encaminhada pela vice-governadora foi o custeio do teste de antígeno para a covid-19 na área de educação. O exame é realizado para identificar a infecção de coronavírus nas pessoas. (Foto: reprodução)

Por

A vice-governadora Lígia Feliciano cobrou do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a implantação de um programa nacional de reabilitação das sequelas pós-covid-19, uma campanha de conscientização para a segunda dose da vacina e o teste de antígeno com vistas à volta das aulas híbridas. As reivindicações foram feitas nessa quinta-feira (16), na reunião do Fórum Nacional de Vice-Governadores em formato online.

O ministro Marcelo Queiroga sinalizou que vai dar encaminhamento à questão e atender à reivindicação da vice-governadora da Paraíba. Com a redução dos casos de covid-19 e da taxa de ocupação de leitos, os recursos poderiam ser destinados para o programa de reabilitação dos sequelados pós-coronavírus.

Para ela, é necessária a efetivação de um plano nacional para a reabilitação das pessoas que já contraíram o novo coronavírus, receberam alta médica, mas estão com sequelas da doença. 

“Dentre as reivindicações ao ministro, cobrei justamente um programa nacional para a reabilitação do pós-covid. Nós sabemos que, no pós-covid, as pessoas ficam sequeladas e reduzem a qualidade de vida. Muitas vezes, elas ficam incapacitadas de trabalhar, com sequelas pulmonares, renais e até psicológicas. Eu pedi para que seja implantado um programa nacional específico para essas pessoas, desde os casos mais graves aos mais leves que ficam com transtornos psicológicos”, reforçou.  

A segunda solicitação ao ministério encaminhada pela vice-governadora foi o custeio do teste de antígeno para a covid-19 na área de educação. O exame é realizado para identificar a infecção de coronavírus nas pessoas. “Vão ser reiniciadas as aulas presenciais e híbridas. É preciso fazer os testes e um acompanhamento de professores, funcionários e alunos para que realmente voltem às atividades com segurança”, justificou.

Outra reivindicação ao Ministério da Saúde foi a realização de uma campanha nacional, incentivando as pessoas para que tomem a segunda dose da vacina contra a covid-19. “É importante essa conscientização das pessoas para ficar com a vacinação completa. O governo da Paraíba já faz essa campanha”,  destacou a vice-governadora. 

O ministro ainda mostrou o plano de vacinação contra a covid-19 para  terceira dose de reforço para as pessoas acima de 70 anos e com comorbidades. “Como vice-governadora e médica, é importante neste momento debater e falar sobre a defesa da saúde do povo paraibano e do povo brasileiro”, concluiu Lígia Feliciano.  

O Fórum Nacional de Vice-governadores do Brasil, que passou a ser permanente, tem como objetivos gerar articulação conjunta em pautas de interesse dos estados e abrir diálogo permanente entre vice-governadores e vice-governadoras.

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

Detran amplia número de agendamentos para provas de Legislação na Paraíba

Agentes da Semob vão monitorar dois eventos esportivos que terão percursos em vias da orla de João Pessoa

Prefeitura de João Pessoa oferece acompanhamento multidisciplinar para tratamento da gagueira

Paraíba distribui mais de 217 mil doses de vacina contra Covid-19 para municípios