Saúde

Lígia Feliciano cobra do ministro da Saúde programa de reabilitação pós-covid e testes para retorno de aulas presenciais na Paraíba

O ministro Marcelo Queiroga sinalizou que vai dar encaminhamento à questão e atender à reivindicação. Com a redução dos casos de covid-19 e da taxa de ocupação de leitos, os recursos poderiam ser destinados para o programa de reabilitação dos sequelados pós-coronavírus.

Lígia Feliciano cobra do ministro da Saúde programa de reabilitação pós-covid e testes para retorno de aulas presenciais na Paraíba

A segunda solicitação ao ministério encaminhada pela vice-governadora foi o custeio do teste de antígeno para a covid-19 na área de educação. O exame é realizado para identificar a infecção de coronavírus nas pessoas. — Foto:reprodução

A vice-governadora Lígia Feliciano cobrou do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a implantação de um programa nacional de reabilitação das sequelas pós-covid-19, uma campanha de conscientização para a segunda dose da vacina e o teste de antígeno com vistas à volta das aulas híbridas. As reivindicações foram feitas nessa quinta-feira (16), na reunião do Fórum Nacional de Vice-Governadores em formato online.

O ministro Marcelo Queiroga sinalizou que vai dar encaminhamento à questão e atender à reivindicação da vice-governadora da Paraíba. Com a redução dos casos de covid-19 e da taxa de ocupação de leitos, os recursos poderiam ser destinados para o programa de reabilitação dos sequelados pós-coronavírus.

Para ela, é necessária a efetivação de um plano nacional para a reabilitação das pessoas que já contraíram o novo coronavírus, receberam alta médica, mas estão com sequelas da doença. 

“Dentre as reivindicações ao ministro, cobrei justamente um programa nacional para a reabilitação do pós-covid. Nós sabemos que, no pós-covid, as pessoas ficam sequeladas e reduzem a qualidade de vida. Muitas vezes, elas ficam incapacitadas de trabalhar, com sequelas pulmonares, renais e até psicológicas. Eu pedi para que seja implantado um programa nacional específico para essas pessoas, desde os casos mais graves aos mais leves que ficam com transtornos psicológicos”, reforçou.  

A segunda solicitação ao ministério encaminhada pela vice-governadora foi o custeio do teste de antígeno para a covid-19 na área de educação. O exame é realizado para identificar a infecção de coronavírus nas pessoas. “Vão ser reiniciadas as aulas presenciais e híbridas. É preciso fazer os testes e um acompanhamento de professores, funcionários e alunos para que realmente voltem às atividades com segurança”, justificou.

Outra reivindicação ao Ministério da Saúde foi a realização de uma campanha nacional, incentivando as pessoas para que tomem a segunda dose da vacina contra a covid-19. “É importante essa conscientização das pessoas para ficar com a vacinação completa. O governo da Paraíba já faz essa campanha”,  destacou a vice-governadora. 

O ministro ainda mostrou o plano de vacinação contra a covid-19 para  terceira dose de reforço para as pessoas acima de 70 anos e com comorbidades. “Como vice-governadora e médica, é importante neste momento debater e falar sobre a defesa da saúde do povo paraibano e do povo brasileiro”, concluiu Lígia Feliciano.  

O Fórum Nacional de Vice-governadores do Brasil, que passou a ser permanente, tem como objetivos gerar articulação conjunta em pautas de interesse dos estados e abrir diálogo permanente entre vice-governadores e vice-governadoras.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Cícero Lucena entrega 250 chromebooks a professores da rede municipal de João Pessoa

2

Paraíba

Criminosos se passam por prefeito de Sapé para aplicar golpe em comerciantes

3

Paraíba

Agevisa determina apreensão de todos os cigarros eletrônicos vendidos e em uso, na Paraíba

4

Paraíba

Paraibano Herman Benjamim é eleito presidente do Superior Tribunal de Justiça; mandato vai até 2026

5

Paraíba

Inmet emite alerta de chuvas intensas para Cajazeiras e outros 54 municípios da Paraíba