Transtornos

Luciano Cartaxo faz reunião on line com secretários e anuncia plantão de Secretarias para minimizar efeitos das chuvas

As precipitações já atingiram 169 milímetros de ontem para hoje e o acumulado no mês de maio é de 472,8 milímetros, 167% acima do previsto para o período.

Luciano Cartaxo faz reunião on line com secretários e anuncia plantão de Secretarias para minimizar efeitos das chuvas

Acumulado em maio é de quase 170% do esperado para o período e precipitações nas últimas horas chegam aos 169 milímetros — Foto:Walla Santos

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, promoveu reunião com 11 secretários municipais no final da manhã e início da tarde deste sábado para avaliar o quadro gerado pela intensidade das chuvas registradas nas últimas horas na Capital e orientar medidas para minimizar os efeitos nas comunidades e na cidade. As precipitações já atingiram 169 milímetros de ontem para hoje e o acumulado no mês de maio é de 472,8 milímetros, 167% acima do previsto para o período.

Participaram da reunião os secretários da Defesa Civil, Desenvolvimento Social (Sedes), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infraestrutura, Habitação, Saúde, Planejamento, Educação, Gabinete, Articulação Política e Comunicação.

Ao final da reunião, Cartaxo determinou que todas as secretarias se mantenham de plantão e disponibilizem equipes mobilizadas e trabalhando para prestar assistência imediata em caso de problemas e possíveis chamados da população.

A Defesa Civil e as secretarias de Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano e Habitação se preocupam com problemas de infraestrutura nas comunidades. Além de pessoal, as pastas estão equipadas com máquinas para intervenções gerais. Já as secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Gabinete e Articulação Política estão preparadas para assistência a possíveis famílias desalojadas, com alojamento, alimentação e assistência médica.

De acordo com o relato de secretários, os rios que cortam João Pessoa subiram de nível devido ao grande volume de chuvas e causaram problemas nas comunidades Tito Silva e São Rafael, com a inundação de algumas casas. Todas as famílias atingidas já receberam assistência. Um problema novo surgiu nas comunidades Nova Jerusalém, em Colinas, e Terra Prometida, em Gramame. São áreas de ocupação em terreno de represa. A Prefeitura mobilizou várias equipes para tentar resolver o problema e dar assistência às famílias daquelas localidades. Outra comunidade atingida pelas águas foi a João Paulo II, que também já recebeu assistência das equipes municipais.

Durante a reunião, foi possível perceber que as antigas áreas de alagamento, como Timbó, bairro São José, onde quase 200 famílias foram retiradas da beira do rio, Saturnino de Brito e diversas outras, suportaram bem o grande volume de chuvas e não registraram inundações de casas. Apesar das fortes chuvas, vários pontos de alagamento dentro da cidade também suportaram o grande volume d’água e os problemas foram bem menores.

A Defesa Civil de João Pessoa informou que existe um alerta vermelho da Defesa Civil Nacional para as próximas 24 horas, indicando que as precipitações vão continuar.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista

2

Paraíba

Prefeitura de Alagoa Nova vai torrar quase 600 mil em shows para Festa do Produtor Rural  

3

Paraíba

Vazamento de gás causa pânico entre moradores do bairro do Altiplano, em João Pessoa

4

Paraíba

Presidente José Willian divulga carta propondo o fim da reeleição na Fiep

5

Paraíba

Campina Grande mostra recuperação e tem saldo positivo de empregos em fevereiro