Equívoco

Ministério Público instaura procedimento administrativo para apurar troca de corpos em João Pessoa

O MPPB deu cinco dias para a diretoria do hospital Prontovida apresentar informações sobre a troca de cadáveres ocorrida na unidade.

Ministério Público instaura procedimento administrativo para apurar troca de corpos em João Pessoa

Ministério Público vai apurar caso de corpos trocados em hospital — Foto:Reprodução

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou procedimento administrativo para apurar uma troca de corpos ocorrida no Hospital Prontovida, em João Pessoa. O MPPB deu o prazo de cinco dias para que a direção da unidade hospitalar forneça informações sobre a troca e sobre as medidas que estão sendo tomadas para que o problema não volte a se repetir.

A portaria/despacho de instauração foi assinada pela promotora Maria das Graças de Azevedo Santos e data dessa quinta-feira (2). Ainda nessa quinta, a promotora também emitiu uma recomendação a Prefeitura de João Pessoa para que apresente ao MPPB um plano de contingência cemiterial, diante do risco de colapso funerário, listando a capacidade dos cemitérios públicos da cidade.

A recomendação solicita ainda que a prefeitura adote providências para zelar pela identificação dos corpos, apontando inclusive os funcionários responsáveis por este trabalho.

A troca de corpos a qual se refere o documento ocorreu após o hospital receber dois pacientes com covid-19, no dia 25 de maio. Um dos pacientes morreu no mesmo dia, enquanto o outro permaneceu internado até ser transferido para o Hospital Santa Isabel no dia 13 de junho, onde faleceu posteriormente. 

Após a família não reconhecer o corpo do segundo paciente falecido, peritos constataram a troca. O primeiro corpo já havia sido enterrado por engano no cemitério do Cristo, em João Pessoa, e a justiça determinou a exumação.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Prazo de entrega da ‘Ponte das Três Ruas’ pode ser alterado devido as chuvas, explica diretor do DER

2

Paraíba

UFPB oferece 40 bolsas no valor de R$ 700 para alunos do programa PET-Saúde; veja como concorrer

3

Paraíba

Projeto Viva Usina comemora 20 anos com teatro, poesia e música; confira a programação

4

Paraíba

Anvisa adia para amanhã debate sobre proibição do cigarro eletrônico

5

Paraíba

25 pessoas morreram vítimas de choque elétrico na Paraíba em 2023; veja dicas para evitar acidentes