Economia

Ministra Cármen Lúcia valida cobrança de tarifa bancária pleiteada por financeira representada pelo advogado Wilson Sales Belchior

A decisão que aplicava lei estadual de Pernambuco sobre a aplicação das taxas aos serviços bancários prestados, teve dispositivos declarados inconstitucionais pelo plenário da Corte.

Ministra Cármen Lúcia valida cobrança de tarifa bancária pleiteada por financeira representada pelo advogado Wilson Sales Belchior

Na decisão, a ministra deu provimento ao recurso e determinou a remessa dos autos ao juízo de origem para que seja proferida uma nova decisão. — Foto:reprodução

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia, validou a cobrança de tarifa bancária pleiteada por uma financeira representada pelo advogado Wilson Sales Belchior, do escritório RMS Advogados – Rocha, Marinho E Sales.

A decisão que aplicava lei estadual de Pernambuco sobre a aplicação das taxas aos serviços bancários prestados, teve dispositivos declarados inconstitucionais pelo plenário da Corte. 

A Turma Estadual de Uniformização da corte pernambucana, ao justificar a decisão, alegou que não há qualquer sinal de inconstitucionalidade no texto da Lei 16.559/2019.

Na decisão, a ministra deu provimento ao recurso e determinou a remessa dos autos ao juízo de origem para que seja proferida uma nova decisão.

Segundo Cármen Lúcia, o legislador pernambucano usurpou a competência da União ao tratar da cobrança de tarifas bancárias. “A vigência de súmula de Turma de Uniformização Jurisprudencial não esvazia o caráter vinculante e obrigatório da decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal em controle abstrato de constitucionalidade, nos termos do §2º do artigo 102 da Constituição da República, devendo a jurisprudência daquela Turma se adequar ao posicionamento atotado por este Supremo Tribunal”, argumentou a ministra.

Clique aqui para ler a decisão

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Cagepa interrompe abastecimento de água em locais de João Pessoa, Santa Rita e Bayeux

2

Paraíba

Trens voltam a circular entre Cabedelo e Santa Rita a partir desta segunda-feira

3

Paraíba

Manifestantes interditam BR-230 e reclamam de liberação de água em açude de Engenheiro Ávidos

4

Paraíba

Paraíba Restaurant Week: maior evento de gastronomia do estado tem pratos a partir de R$ 62,90, em João Pessoa

5

Paraíba

Tribunal de Justiça da Paraíba está entre os que mais inovam na defesa dos povos indígenas