Paraíba

Nupemec reafirma parceria com os Procons para a promoção do 29º Mutirão dos Superendividados

O encontro de trabalho aconteceu nesta sexta-feira (29) e concretizou a 29ª edição do esforço concentrado.

Nupemec reafirma parceria com os Procons para a promoção do 29º Mutirão dos Superendividados

Reunião define 29º Mutirão dos Superendividados — Foto:Reprodução

A diretora adjunta do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Ana Amélia Andrade Alecrim Câmara, e a coordenadora do Programa Proendividados, juíza Flávia da Costa Lins, ambas do Tribunal de Justiça da Paraíba, se reuniram com representantes dos Procons Estadual e Municipal de João Pessoa, para reafirmarem uma parceria, com o objetivo de promover mais um mutirão de renegociação de dívidas envolvendo consumidores em situação de superendividamento. O encontro de trabalho aconteceu nesta sexta-feira (29) e concretizou a 29ª edição do esforço concentrado.

Segundo Ana Amélia, “a ação conjunta tem como intuito promover a cidadania, disseminar a cultura da paz, com a homologação judicial de acordos celebrados nas unidades dos Procons estadual e Municipal, atendendo a política nacional de tratamento adequado de conflitos, bem como a política nacional de relações de consumo, prevista no artigo. 4º, da Lei 8.078/90 (Lei do Superendividamento)”, comentou a magistrada titular da 6ª Vara Cível de João Pessoa. O Nupemec-TJPB tem como diretora geral a Desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão. Completam a equipe de diretores adjuntos do Núcleo os juízes Antônio Carneiro e Pedro Davi Vasconcelos.

“Consideramos essa parceria com os Procons de extrema importância, ao tempo que destacamos o trabalho extraordinário dos órgãos de defesa do consumidor voltado à promoção da cidadania”, pontuou a diretora adjunta do Nupemec.

A coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Proendividados do TJPB, juíza Flávia da Costa Lins, afirmou que essa é uma grande conquista da sociedade. “Sem dúvida, conseguimos um excelente resultado, com mais um trabalho coletivo junto aos Procons. É, de fato, um grande benefício para toda sociedade e que atende, sobretudo, a classe dos superendividados”, comentou a juíza, que também é titular da 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital.

Um dos encaminhamentos, com o desfecho dos debates, é que os consumidores procurem o órgão de defesa do consumidor, façam a reclamação e o acordo seja submetido ao Programa Proendividados, para homologação pela magistrada. “O Programa Proendividados se encontra à disposição dos consumidores que estiverem em situação de endividamento, para viabilizar a composição ou conciliação prevista na Lei do Superendividamento”, informou Flávia da Costa Lins

Segundo a superintendente do Procon Estadual, Késsia Liliana Dantas Bezerra Cavalcanti, os Procons e o TJPB sempre procuram a harmonia nas relações de consumo. “Com a homologação dos acordos firmados pelo Poder Judiciário estadual, essa relação fica ainda mais forte, principalmente ao passo que beneficia o consumidor com maior vulnerabilidade social, ou seja, os superendividados”,

Já o secretário do Procon de João Pessoa, Roger Guerra, falou que o trabalho conjunto entre os órgãos de defesa do consumidor e o TJPB é de fundamental importância. “Todos nós temos o mesmo objetivo: melhor instruir os processos administrativos, por meio das práticas consensuais de conciliação, objetivando sempre o melhor para o cidadão consumidor e a paz social”, disse.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Chuva causa alagamento em diversas ruas e avenidas de João Pessoa; confira locais

2

Paraíba

João Pessoa e mais 101 municípios estão sob alerta de chuva e ventos de até 100 km/h; veja quais cidades

3

Paraíba

Paraíba tem quase 30 praias impróprias para banho neste fim de semana; veja quais

4

Paraíba

Prefeitura de Santana dos Garrotes desembolsa R$ 150 mil com show de 1h30

5

Paraíba

Cagepa interrompe abastecimento de água em locais de João Pessoa, Santa Rita e Bayeux