Mutirão

Opera Paraíba realizará mais 720 cirurgias de catarata até o final de janeiro

Os procedimentos serão realizados nos Hospitais Regionais dos municípios de Guarabira, Itabaiana, Monteiro e Piancó, nas duas últimas semanas do mês de janeiro.

Opera Paraíba realizará mais 720 cirurgias de catarata até o final de janeiro

O Programa Opera Paraíba já realizou mais de 1.100 cirurgias de catarata desde o mês de dezembro de 2019. — Foto:reprodução

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), dará continuidade ao programa Opera Paraíba, com a realização de mais de 720 cirurgias em três macrorregiões do Estado, conforme pactuação com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems/PB). Os procedimentos serão realizados nos Hospitais Regionais dos municípios de Guarabira, Itabaiana, Monteiro e Piancó, nas duas últimas semanas do mês de janeiro.

O Programa Opera Paraíba já realizou mais de 1.100 cirurgias de catarata desde o mês de dezembro de 2019. Para a gerente executiva de regulação e avaliação da assistência, Carolina Lucena, esta nova fase em janeiro é o pontapé inicial para as ações de 2020 do programa. “Este vai ser o grande ano de execução das ações, finalizamos o edital de credenciamento das empresas parceiras para poder disponibilizar aos usuários paraibanos esta cirurgia reparadora da visão”, enfatizou a gerente.

As cirurgias serão realizadas nos hospitais estaduais pelas equipes de oftalmologia que responderam ao chamamento da SES, por edital de credenciamento, em novembro de 2019. Serão disponibilizados em média 240 procedimentos para cada macrorregião listada. “É importante frisar que esta é uma lista viva, está sempre sendo atualizada. São usuários que já estavam na lista de espera há algum tempo, ou que foram incluídas pelas secretarias de saúde municipais”, finalizou a gerente.

Ao todo, 190 municípios enviaram dados para a formação da lista e, no prazo de um ano, está estimada a realização de aproximadamente 5 mil cirurgias de catarata na Paraíba. Todo o programa é acompanhado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba – Cosems/PB.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Pollyanna Dutra enfatiza importância do protagonismo feminino nos espaços de poder na Paraíba: “É necessário que as mulheres ocupem cargos sociais e políticos no Estado”

2

Paraíba

Prefeitura de Remígio vai gastar quase R$ 250 mil com shows na festa de aniversário da cidade

3

Paraíba

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

4

Paraíba

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista

5

Paraíba

Prefeitura de Alagoa Nova vai torrar quase R$ 600 mil em shows para Festa do Produtor Rural