Exoneração

Paraibano Benedito Aguiar é exonerado do cargo de presidente da Capes

A exoneração de Aguiar foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União nesta segunda (12).

Paraibano Benedito Aguiar é exonerado do cargo de presidente da Capes

Antes de assumir a Capes, Aguiar foi reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde também atuou o ministro Milton Ribeiro. — Foto:Reprodução

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou nesta segunda-feira (12), a exoneração do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o paraibano Benedito Guimarães Aguiar Neto. A exoneração de Aguiar foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União nesta segunda (12). 

O ministro não explicou a razão para a exoneração. Segundo ele, o próximo presidente “será um profissional de perfil técnico e acadêmico, cujo nome será divulgado oportunamente”. 

Antes de assumir a Capes, Aguiar foi reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde também atuou o ministro Milton Ribeiro.

A Capes é responsável por avaliar os cursos de pós-graduação, divulgar as informações científicas, promover a cooperação internacional e atuar na formação de professores da educação básica.

Criacionista

A nomeação de Aguiar, ainda na gestão Abraham Weintraub, provocou grandes críticas por ele ser defensor do criacionismo, teoria que se baseia na fé na criação divina, ou seja, que Deus criou a vida (veja acima reportagem do Jornal Nacional à época da nomeação).

À frente da universidade, ele promoveu eventos para defender a teoria. A comunidade científica refuta o criacionismo.

À época, a “Science”, uma das revistas acadêmicas mais prestigiadas do mundo, disse que a nomeação de um defensor do criacionismo para comandar a agência que avalia os programas de estudo de graduação no Brasil “deixou cientistas preocupados sobre a interferência da religião na ciência e na política educacional”.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Postos aumentam preço da gasolina em João Pessoa mesmo sem reajuste da Petrobras; entenda o motivo

2

Paraíba

Vereadores de Campina Grande aprovam projeto de lei para aumentar os próprios salários para mais de R$ 20 mil

3

Paraíba

Executiva do PT se reúne em maio para definir se partido terá candidatura ou não em João Pessoa

4

Paraíba

Ministra das Mulheres se reúne com o governador João Azevedo e participa de audiência pública na Paraíba

5

Paraíba

TCE intima ex-presidente da Câmara de São José dos Ramos para explicar o não pagamento de salário dos servidores e contratação irregular