Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Paraíba

Editoria sobre Paraíba ir para editoria →

Romulo Palitot

Paraibano fala dos desafios de presidir o STJD do automobilismo brasileiro

Romulo, que assumiu a presidência do colegiado há pouco mais de um ano, também ressaltou o compromisso e desafio de comandar essa missão.

O paraibano Romulo Palitot é um apaixonado por automobilismo. (Foto: Reprodução/RedesSociais)

Por

O paraibano Romulo Palitot é um apaixonado por automobilismo. Desde seu primeiro contato, ainda na infância, até os dias de hoje, convive de perto com este esporte. E seu envolvimento é tamanho que ele conseguiu unir a profissão de advogado com a modalidade e o resultado é que há pouco mais de um ano ele preside o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Em conversa com o portal ClickPB, Romulo explicou a importância da justiça desportiva. "Decidir sobre litígios que envolvam assuntos de competições esportivas tem amparo na própria Constituição Federal”. Desde infrações, assuntos éticos, violações aos regulamentos, etc . Cada desporto tem sua federação tem sua justiça desportiva, que funciona através dos Tribunais de Justiça Desportiva,  que são órgãos administrativos que discutem e aplicam a legislação desportiva em nível estadual. Cabe ao STJD a decisão final, ou seja, é a última instância que decide sobre esses assuntos", resumiu.

Romulo Palitot, que assumiu a presidência do colegiado há pouco mais de um ano, também ressaltou o compromisso e desafio de comandar essa missão. "É motivo de orgulho, de realização fazer parte como auditor do pleno. O STJD da CBA é uma instituição séria que delibera sobre o questões envolvendo o automobilismo nacional e estar à frente como presidente é uma responsabilidade ainda maior. Sou grato pela oportunidade, experiência e desafio que me foi confiada", disse.

O STJD é como se fosse o STF, a última instância para disciplinar. A decisão final sobre um determinado assunto relacionado a um competição que foi contestado na justiça desportiva.
No STJD da CBA, Romulo participa de decisões relacionadas às competições nacionais como Stock Car, Stlck Light, Copa Truck, Mercedes Challenge, Porsche Cup, campeonato nacional de kart, de rally, campeonatos estaduais e regionais em julgamentos de última instância.

"Tenho relação com automobilismo desde pequeno. De 1997 pra cá eu fui a todas as corridas de Fórmula 1 no Brasil e alguns outros grandes prêmios no exterior. E tive mais acesso ao automobilismo local através do saudoso amigo Odilon Ribeiro Coutinho, quando assumi a direção jurídica da Confederação Paraibana de Automobilismo. Depois, fui suplente do Conselho Fiscal da CBA e cheguei ao STJD. É uma realização pessoal e profissional", concluiu.

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

Paraíba registra um óbito, 66 novos casos e 26% de ocupação de leitos Covid-19

Sessenta crianças do município de Lucena tomaram vacina contra Covid-19 para adultos, diz Geraldo Medeiros

Crianças imunizadas indevidamente em Lucena serão avaliadas e revacinadas no período de 30 dias, diz secretário de Saúde da Paraíba

Passageiros protestam contra cancelamento de voos e falta de funcionários da empresa Azul no Aeroporto Castro Pinto, na Paraíba