Dia 26 de Julho

Parente do ex-governador João Pessoa critica fim de feriado na Paraíba

Milanez lamentou a falta de compromisso dos políticos com a história do estado. Uma missa em homenagem à morte de João Pessoa, será realizada amanhã, a partir das 8h, na Igreja do Carmo, no Centro da Capital.

Parente do ex-governador João Pessoa critica fim de feriado na Paraíba

O vereador Fernando Milanez (PSD). — Foto:Walla Santos

O vereador Fernando Milanez (PSD), parente do ex-governador João Pessoa, criticou a lei 10.601 de autoria da deputada Estela Bezerra (PSB), que institui como feriado civil o dia 05 de agosto, como data magna do Estado da Paraíba, extinguindo o feriado em homenagem ao ex-governador que deveria ocorrer nesta terça-feira (26), data de sua morte. Fernando Milanez é parente em terceiro grau de João Pessoa, o avó materno do vereador era irmão do político. 

Milanez lamentou a falta de compromisso dos políticos com a história do estado. “As vezes me pergunto o que acontecendo com alguns políticos da Paraíba, como se aprova uma derrubada de um feriado de 1967, de um homem de tamanha importância para nosso Estado.  Essa história está construída, a história não se destrói e não vão conseguir apagar. Respeitem os mortos que construíram a história desse Estado”, ressaltou o vereador. 

O vereador criticou ainda, a maneira como a lei foi aprovada na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), visto que foi aprovada nos últimos dias antes do recesso do fim de ano na Casa. A lei foi publicada no diário oficial no dia 17 de dezembro de 2015. “Foi aprovado no apagar das luzes, acredito que muitos deputados da Casa não tenham votado conscientes sobre o que se referia exatamente a matéria”, disse Milanez. 

Ele aproveitou para elogiar a atitude do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Marcos Cavalcanti, que mesmo com a mudança da nova lei, ele manteve o feriado no Poder Judiciário. Nas repartições municipais de João Pessoa e do Governo do Estado, amanhã (26) expediente será normal. O ponto facultativo ocorre no dia 05 de agosto, que é considerado feriado oficial. 

De acordo com Milanez, uma missa em homenagem à morte de João Pessoa, será realizada amanhã, a partir das 8h, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, no Centro da Capital.  

O Governo do Estado realiza amanhã uma série de solenidades para lembrar os 86 anos da morte do presidente João Pessoa. A programação terá início às 9h com uma celebração eucarística, na Igreja Nossa Senhora da Misericórdia, no Centro da Capital. Em seguida, às 10h30, na Praça João Pessoa, a programação prossegue com uma Solenidade Cívica. As homenagens se encerrarão às 11h, com visita ao mausoléu, localizado nos jardins do Palácio da Redenção.

História – João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque nasceu na cidade de Umbuzeiro, Cariri paraibano, em 24 de janeiro de 1878. Morreu em 26 de julho de 1930, no Recife. Sobrinho do ex-presidente da República, Epitácio Pessoa, ele governou a Paraíba de 22 outubro 1928 a 26 de julho de 1930.

Em 1924, teve o nome lembrado para o Governo da Paraíba. Por insistência de Epitácio, João Pessoa aceitou a indicação e foi eleito presidente da Paraíba no dia 22 de junho de 1928.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Incêndio atinge depósito na Zona Sul de João Pessoa

2

Paraíba

Operação cumpre mandados de prisão e busca e apreensão em Alagoinha

3

Paraíba

Gaeco cumpre sete mandados de busca e apreensão em Marizópolis, São José de Piranhas e Cajazeiras

4

Paraíba

Polícia Federal deflagra operação e cumpre mandados contra suspeitos de assalto aos Correios, na Paraíba

5

Paraíba

Juiz nega revogação da prisão de Jannyne Dantas, ex-diretora do Hospital Padre Zé