Benefícios

Parque Tecnológico em João Pessoa deve começar a funcionar no segundo semestre deste ano e vai garantir desenvolvimento econômico

O prédio passará por reformas assim que o Governo da Paraíba tiver a posse legal do espaço.

Parque Tecnológico em João Pessoa deve começar a funcionar no segundo semestre deste ano e vai garantir desenvolvimento econômico

Prédio passará por reforma para abrigar as empresas e parque Tecnológico deve começar a funcionar no segundo semestre de 2021. — Foto:Reprodução

O antigo Colégio Nossa Senhora das Neves, onde também funcionou uma faculdade particular, será desapropriado pelo Governo da Paraíba como foi publicado nesta terça-feira (05) no Diário Oficial do Estado (DOE). O local, que dará espaço ao Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, passará por uma reforma e deve começar a funcionar no segundo semestre deste ano, segundo informou ao ClickPB, o secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado. 

De acordo com o secretário, o Parque Tecnológico é um ambiente para empresa de inovações tecnológicas e startups. “A ideia é que você tenha empresas âncoras e incubadoras, laboratórios de desenvolvimento, locais de descompressão”, comentou. Ainda destacou que o equipamento chega para corroborar com o desenvolvimento da região, tornando um grande Parque no Estado da Paraíba, assim como há em outras unidades da federação. 

Antes de começar a funcionar, o prédio passará por uma reforma, depois da posse legal, desde a parte histórica de restauração, até o estabelecimento das empresas e laboratórios. O Parque Tecnológico está previsto para começar a funcionar este ano. “A ideia é que a gente possa fazer ainda no final deste ano. No segundo semestre já começa a funcionar. Claro que, paralelamente quando for lançada, você vai fazer toda a questão de como será a gestão, a questão da seleção das empresas que vão participar, a aquisição de laboratórios, tudo isso será feito concomitantemente com lançamento que o governador deverá fazer em breve do ambiente”, afirmou. 

Valorização do Centro Histórico

Sobre a escolha do espaço, Cláudio Furtado frisou que vai proporcionar a revitalização do Centro Histórico e também se observou o tamanho do equipamento – 8 mil metros quadrados. “A partir do momento que você coloca as empresas lá, você também leve a questão da moradia, leve a questão de outros serviços. você termina levando a questão do centro histórico de João Pessoa. e também a questão do próprio equipamento”, afirmou. 

Mão de obra e aumento do PIB

Ainda de acordo com o secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia comentou que a Paraíba é uma detentora de formação de mão-de-obra qualificada na área de tecnologia nas quatro instituições públicas de ensino superior nos níveis de graduação e pós-graduação. No entanto, após a formação os formados migram para outros estados. 

“Uma boa parte desse capital humano termina indo embora para outros estados, até mesmo em Pernambuco, criando empresas inovadoras lá porque lá já tem ambiências para colher pessoas que queiram inovar, que queiram criar suas empresas, que queiram fazer suas startups. Esses ambientes são para tornar cada vez mais forte esse ecossistemas. É você fortalecer essas empresas existentes, fazer com que as startups tenham um tempo de vida. Tenham uma sobrevivência grande e dê sustentabilidade ao sistema. Ao invés de ir para fora, ficar aqui e gerar PIB”, fianlizou.

Leia mais:

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Semana Santa: confira cinco receitas fáceis e rápidas para incrementar o almoço da Páscoa

2

Paraíba

Pollyanna Dutra enfatiza importância do protagonismo feminino nos espaços de poder na Paraíba: “É necessário que as mulheres ocupem cargos sociais e políticos no Estado”

3

Paraíba

Prefeitura de Remígio vai gastar quase R$ 250 mil com shows na festa de aniversário da cidade

4

Paraíba

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

5

Paraíba

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista