Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Paraíba

Editoria sobre Paraíba ir para editoria →

Prevenção

Pluviômetros instalados em sete bairros de João Pessoa auxiliam Defesa Civil no monitoramento de chuvas

As plataformas são ligadas diretamente ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, que recebe os dados e os disponibiliza no mapa dos pluviômetros da Paraíba.

Pluviômetro em João Pessoa. (Foto: Dayse Euzébio / Secom-JP)

Por

Faltando pouco mais de um mês para o início do Inverno, João Pessoa tem registrado chuvas, ainda que esparsas, quase todos os dias. E a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec/JP) monitora diariamente a quantidade de precipitação na Capital por meio de pluviômetros instalados no Centro e outros bairros.

Ao todo, são sete aparelhos instalados no Centro (Paço Municipal), Cristo Redentor (Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Pereira da Nóbrega), Grotão (Unidade de Saúde da Família - USF), Cuiá (USF), Tambauzinho (Escola Municipal Governador Leonel Brizola), Manaíra (USF) e Altiplano (Estação Cabo Branco).

As sete plataformas instaladas em João Pessoa são digitais, automáticas, ligadas diretamente ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que recebe os dados e os disponibiliza no mapa dos pluviômetros do Estado da Paraíba, que tem informações sobre a incidência de chuvas de vários municípios.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, esses mecanismos são importantes para o trabalho da Compdec, pois permitem agir antecipadamente, tanto na prevenção, realocando famílias, ou fazendo intervenções nos leitos dos rios, nas barreiras e encostas para evitar desastres.

“Essas plataformas de coleta de dados permitem o acompanhamento permanente do volume de chuva que ocorre na cidade, nos auxiliando na preparação do trabalho que, se necessário, pode ser feito de forma antecipada na prevenção de alguns transtornos que poderiam ser causados em determinadas comunidades”, explicou Kelson Chaves.

Pluviômetro – É um aparelho usado para informar a quantidade de líquidos ou sólidos (chuva, neve, granizo) durante um determinado tempo e local. A partir da quantidade de chuva recolhida, é calculado o índice pluviométrico, medido em milímetros (mm), que é a somatória da precipitação em um determinado local durante um período de tempo estabelecido.

Atuação – A Defesa Civil Municipal está presente em todas as ações de proteção e assistência às comunidades, especialmente nos períodos de maior intensidade de chuvas, e realiza visitas e vistorias periódicas nos locais de risco que monitora. Em caso de ocorrência, a população deve acionar a Defesa Civil pelos números 0800-285-9020 ou 9.8831-6885 (WhatsApp). O serviço funciona 24 horas.

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

Acumulada, Mega-Sena sorteia hoje prêmio de R$ 80 milhões no Maior São João do Mundo em Campina Grande

Frei Anastácio diz que Bolsonaro tenta abafar escândalos no governo com anúncio de mais medidas eleitoreiras

Hospital de Trauma atende oito vítimas de queimaduras por fogos de artifício em João Pessoa

É hoje! Quina de São João terá premiação recorde de R$ 200 milhões em Campina Grande