Funjope

Prefeito recebe bailarinos aprovados para a Companhia de Dança de João Pessoa

Eles foram escolhidos por meio de edital lançado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), cujo resultado foi divulgado na última quinta-feira (23).

Prefeito recebe bailarinos aprovados para a Companhia de Dança de João Pessoa

Eles foram escolhidos por meio de edital lançado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), cujo resultado foi divulgado na última quinta-feira (23). — Foto:Reprodução

O prefeito Cícero Lucena recebeu, nesta quarta-feira (29), os 12 bailarinos aprovados para a Companhia Municipal de Dança de João Pessoa. Eles foram escolhidos por meio de edital lançado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), cujo resultado foi divulgado na última quinta-feira (23). Do total, 30% são negros, cumprindo uma vontade da Funjope de garantir o processo de inclusão social.

“É motivo de muita alegria ver o que está estampado no olhar de uma juventude como esta, que possui grande talento, mas que em determinado momento havia perdido a esperança de um futuro na área que ama, que é a dança. Hoje eles estão renovados nesta confiança e na vontade de produzir e contribuir com nossa cultura. Tenho certeza de que a instalação dessa companhia redireciona o olhar do poder público para algo tão importante como a cultura”, declarou Cícero Lucena.
 
A criação da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa foi inspirada em uma experiência da própria administração Cícero Lucena, quando ele criou a parceria com o Ballet Bolshoi, que deu resultados para a dança na cidade de João Pessoa e para os jovens. Um indício desse resultado é o fato de cinco dos selecionados terem iniciado sua carreira da dança naquele projeto.
 
O edital para escolha dos bailarinos teve 34 inscritos, dos quais 14 homens e 20 mulheres de 16 cidades da Paraíba e do Brasil. Os profissionais escolhidos vão participar de um trabalho construído com base na multiplicidade da dança que existe em João Pessoa, envolvendo desde o ballet clássico às danças de origem afro-brasileira.
 
O diretor executivo da Funjope, Marcos Alves, explicou que os bailarinos já iniciaram o processo de ensaios com vista ao primeiro espetáculo, que acontecerá no período natalino. “São bailarinos com experiência nacional e internacional e chegam para somar à nossa cultura e também pra fazer trabalho educativo na Rede Municipal”, destacou.
 
“Este projeto é inovador e muito importante para a nossa carreira. Nós que dançamos sempre viajamos para outras cidades e outros países em busca de oportunidade e melhores condições. Ver que a Prefeitura de nossa cidade tem esse olhar é maravilhoso e traz muita esperança para tempos melhores na dança”, declarou a pessoense Ana Maria Barroso, de 16 anos, que dançava em Portugal.
 
A bailarina Maria Luiza Pires, de 23 anos, destacou o fato de ser raro encontrar gestões municipais dispostas a investir na dança. “É muito difícil encontrar companhias municipais e, quando encontramos, elas estão em cidades como Rio ou São Paulo. Quando iniciei na dança, o futuro era incerto, mas agora há esperança. A gente não tinha pra onde ir e agora temos”, comemorou.
 
Os 12 bailarinos selecionados são Aline Ferreira dos Santos, Ana Maria Medeiros Barroso, Eduardo Lima dos Santos, Maxwell de Araújo Moreira, Gabriel Moraes de Sousa Ribeiro, Maria Luiza de Souza Pires, Lyedson Roberto Fidelis de Oliveira, Joalisson Cândido dos Santos, Debora Duany Ferreira de Paiva, Jasmim Machado Ribeiro, Ruan Mangueira Ramos e Rhuan Ramires Magalhães Moreira.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Manifestantes interditam BR-230 e reclamam de liberação de água em açude de Engenheiro Ávidos

2

Paraíba

Paraíba Restaurant Week: maior evento de gastronomia do estado tem pratos a partir de R$ 62,90, em João Pessoa

3

Paraíba

Tribunal de Justiça da Paraíba está entre os que mais inovam na defesa dos povos indígenas

4

Paraíba

Empreendedores da Paraíba podem concorrer a prêmio de mais de R$ 15 mil; saiba como participar

5

Paraíba

Shopping será construído no complexo Aluízio Campos e deve gerar 800 empregos em Campina Grande