Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Paraíba

Editoria sobre Paraíba ir para editoria →

Paraíba

Prefeitura de Cabedelo investe em armamentos para a Guarda Metropolitana

A corporação é pioneira no Estado na iniciativa e, desde 2010, atua em defesa da vida e do patrimônio local de forma mais ostensiva e segura.

O prefeito Vitor Hugo Castelliano esteve no prédio da Secretaria de Segurança e participou da reunião, junto ao secretário de Segurança, Cmte. Magalhães Lourenço, e aos representantes da empresa de materiais bélicos Taurus Armas S.A. (Foto: Reprodução)

Por

A Prefeitura Municipal de Cabedelo segue investindo na segurança e no bem-estar de sua população. Nesta quarta-feira (20), foi assinado o pré-contrato para a aquisição de equipamentos bélicos para armar a Guarda Metropolitana.

A corporação é pioneira no Estado na iniciativa e, desde 2010, atua em defesa da vida e do patrimônio local de forma mais ostensiva e segura.

A aquisição das armas deu-se através de uma emenda parlamentar federal. A GMC será contemplada com a compra de 20 novas pistolas TS9, 5 carabinas  CTT calibre .40 e 10 pistolas compactas modelo G2C 9mm.

A reunião firmou o pré-contrato de aquisição desse novo material bélico letal que irá aparelhar os grupamentos operacionais de patrulhamento ostensivo da GMC, como Romu (Grupamento de Rondas Ostensivas Municipal) e Grupamento de Proteção Ambiental (GPA). Os armamentos serão manuseados por guardas, devidamente habilitados através de um Curso de Habilitação para Porte de Arma de Fogo. A previsão é que novos GMs também passem pela capacitação, ainda este ano, e fiquem aptos a manusear as armas de fogo, ampliando o contingente que vai garantir a segurança da população e da cidade.

O prefeito Vitor Hugo Castelliano esteve no prédio da Secretaria de Segurança e participou da reunião,  junto ao secretário de Segurança, Cmte. Magalhães Lourenço, e aos representantes da empresa de materiais bélicos Taurus Armas S.A.

“Um dos pilares básicos de sustentação do nosso governo é, justamente, a questão da segurança do Município e, por isso, essa área merece um acompanhamento técnico muito eficaz por parte dos que estão à frente desta Secretaria. Esse investimento na aparelhagem e modernização dos equipamentos só vem coroar o trabalho desses heróis de farda azul marinho da nossa Guarda Metropolitana”, afirmou o prefeito Vítor Hugo.

A GMC foi a primeira guarda armada do estado da Paraíba, ainda em 2010, antes mesmo da aprovação da Lei Federal 13.022 de 2014, que ampliou as competências da guarda para o patrulhamento ostensivo.

“Isso significa dizer que a instituição sempre esteve na frente, na vanguarda do processo de policiamento comunitário e do policiamento ostensivo em parceria com as demais polícias. E, agora, também de forma pioneira, será a primeira guarda do Estado a adquirir armamentos modernos como as pistolas no modelo TS9 e também as carabinas CTT.40, atualmente utilizadas pelas polícias civil, militar e federal. Desde 2009/2010, que não se fazia investimento para aquisições de armamentos aqui no Município. Acreditamos que Segurança Pública se faz, sobretudo, com prevenção, porém, precisamos estar preparados para o que tivermos de enfrentar. Com a guarda bem equipada, melhores condições de segurança são proporcionadas para a sociedade. Isso representa um grande avanço e uma sinalização de uma política de investimento forte, que é uma das marcas registradas desta gestão” destacou o secretário de segurança, Magalhães Lourenço.

O comandante da GMC ressaltou que, ainda neste ano, uma equipe técnica da secretaria estará participando de uma feira nacional sobre equipamentos de segurança para “conhecer e analisar o que há de melhor para ser aproveitado em Cabedelo”.

Resultados – Os grupos que atuam na GMC, ao longo desse ano, vêm acumulando números positivos na cidade. A Romu, por exemplo, já realizou 338 apreensões de entorpecentes e 7 de armas de fogo; 232 ações de apoio à segurança patrimonial e 39 de reintegração de áreas invadias.  Já o Batalhão Ambiental, conseguiu realizar 112 resgates de animais, 101 autuações de crimes e ambientais e 728 de perturbação do sossego. Já o grupo responsável pela preservação patrimonial acumula 644 rondas e 190 ocorrências monitoradas.

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

Prefeito de Campina Grande prestigia abertura do Campus Day 2021

'Vem Bicar Comigo': projeto retoma neste sábado no Parque Arruda Câmara em João Pessoa

Secretaria do Meio Ambiente orienta empreendedores para que estabelecimentos cumpram legislação ambiental em João Pessoa

Bruno Cunha Lima recebe frota de ônibus iluminada, que garantirá o transporte gratuito da população aos polos do projeto em Campina Grande