8 de Março

Prefeitura de Campina Grande oferece serviços de saúde e aumenta oferta de mamografias

A partir deste mês de março serão disponibilizados quase dois mil exames por mês.

Prefeitura de Campina Grande oferece serviços de saúde e aumenta oferta de mamografias

Conforme a Secretaria de Saúde, esse aumento ocorreu porque o câncer de mama é a principal causa de mortalidade entre as mulheres. — Foto:Reprodução

O 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, é uma data para marcar a valorização, o reconhecimento e a luta das mulheres na sociedade. Na Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande, a campanha “Reconheça a sua Força” chama a atenção para a necessidade do autocuidado com a saúde e a autoestima, essenciais para garantir a saúde. Para celebrar esse período, a Prefeitura decidiu aumentar a oferta dos exames de mamografia, além de disponibilizar outros serviços de saúde às mulheres. A ampliação será de 1.500 para 1.800 mamografias/mensais, já a partir deste mês, e acontecerá em toda a rede municipal e saúde. 

Conforme a Secretaria de Saúde, esse aumento ocorreu porque o câncer de mama é a principal causa de mortalidade entre as mulheres. “Os exames são ofertados para mulheres de 40 a 69 anos de idade na cidade, uma faixa etária maior do que a indicada pelo próprio Ministério da Saúde. Esse aumento da oferta de vagas de marcações permite que as mulheres consigam fazer o exame na mesma semana em que dão entrada na Unidade Básica de Saúde. Nós temos vagas, muitas vezes, para o outro dia”, explicou a coordenadora de saúde da mulher, Aleksandra Costa.

Além das mamografias, a rede também consolidou a oferta de exames citológicos nas Unidades Básicas de Saúde, que detectam o câncer de colo do útero. Durante o mês de março, também estão sendo desenvolvidas ações em todas as UBS. Nesta terça-feira, dia 8, foi realizada uma ação de empoderamento feminino na UBS Maria de Lourdes Leôncio, no Novo Cruzeiro, e uma ação de beleza e bem-estar social com a equipe do Consultório na Rua, para as mulheres que vivem em situação de rua.

Outros serviços, que devem ser ampliados ao longo do ano para as mulheres, serão o acesso a procedimentos de histerectomia e inserção de DIU, que fazem parte do planejamento familiar. O objetivo da Secretaria de Saúde é descentralizar estas ações para Unidades Básicas de Saúde.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Semana Santa: confira cinco receitas fáceis e rápidas para incrementar o almoço da Páscoa

2

Paraíba

Pollyanna Dutra enfatiza importância do protagonismo feminino nos espaços de poder na Paraíba: “É necessário que as mulheres ocupem cargos sociais e políticos no Estado”

3

Paraíba

Prefeitura de Remígio vai gastar quase R$ 250 mil com shows na festa de aniversário da cidade

4

Paraíba

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

5

Paraíba

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista