Segurança

Prefeitura de João Pessoa fecha parceria com Governo da Paraíba para implantar Centro de Comando e Controle por câmeras de segurança

As unidades devem diminuir o tempo de resposta à população e auxiliar também o planejamento e execução de trabalhos de prevenção e repressão qualificadas à violência.​

Prefeitura de João Pessoa fecha parceria com Governo da Paraíba para implantar Centro de Comando e Controle por câmeras de segurança

Os equipamentos vão possibilitar o compartilhamento de câmeras, com o objetivo de fortalecer o combate à criminalidade via Secretaria de Defesa Social e Segurança Pública, mas também de crimes de sonegação fiscal. — Foto:reprodução

Um acordo de cooperação técnica firmado entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), e a Prefeitura de João Pessoa, publicado no Diário Oficial Eletrônico da Secretaria de Estado da Fazenda (Doe-Sefaz), desta segunda-feira (2), prevê a implantação de Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) da Segurança Pública em João Pessoa, em Campina Grande e em Patos, com a instalação de cerca de 1.600 câmeras de videomonitoramento em todo o Estado. 

As unidades devem diminuir o tempo de resposta à população e auxiliar também o planejamento e execução de trabalhos de prevenção e repressão qualificadas à violência. Os equipamentos vão possibilitar o compartilhamento de câmeras, com o objetivo de fortalecer o combate à criminalidade via Secretaria de Defesa Social e Segurança Pública, mas também de crimes de sonegação fiscal.

Para o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, o sistema de monitoramento por câmeras, vai fortalecer o combate à sonegação e às fraudes fiscais em João Pessoa, por meio do uso dessa tecnologia. “O videomonitoramento possibilitará uma fiscalização mais efetiva da Sefaz-PB, a partir da leitura das placas de veículos de cargas acrescidos de cruzamentos de informações do nosso banco de dados e do trabalho de inteligência fiscal para produzir resultados com mais eficiência, eficácia e efetividade no setor de fiscalização de mercadorias em trânsito. O intuito é combater os ilícitos tributários, promover a concorrência legal e melhorar a arrecadação, pois com este monitoramento a fiscalização ficará ainda mais assertiva”, destacou.

 O Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo da Paraíba e a Prefeitura Municipal de João Pessoa, por intermédio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa, tem o objetivo de disciplinar o compartilhamento de postes para instalação de câmeras de monitoramento pelo Governo do Estado da Paraíba, bem como o intercâmbio de conhecimentos, informações, dados e tecnologias para implantar o Centro de Comando e Monitoramento. 

O documento prevê ainda a autorização do cabeamento de dezenas de quilômetros de fibra ótica em estruturas pertencentes ao município de João Pessoa para viabilizar a instalação de equipamentos de vigilância e monitoramento de diversas câmeras (fixas; speed dome; PTZ; LPR para leitura de placas de veículos; e de reconhecimento facial).

 Além das câmeras, o acordo vai possibilitar o compartilhamento de equipamentos e de softwares necessários ao tratamento, análise e utilização dos dados em tempo real, além de promover a disponibilização de diversos serviços à sociedade como, por exemplo, o acesso à internet de alta velocidade nas escolas, delegacias, praças e centros culturais, bem como a diversos órgãos públicos estaduais e municipais, melhorando significativamente a qualidade dos serviços prestados à população.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

2

Paraíba

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista

3

Paraíba

Prefeitura de Alagoa Nova vai torrar quase R$ 600 mil em shows para Festa do Produtor Rural  

4

Paraíba

Vazamento de gás causa pânico entre moradores do bairro do Altiplano, em João Pessoa

5

Paraíba

Presidente José Willian divulga carta propondo o fim da reeleição na Fiep