Comemoração

Programa da Energisa para troca de geladeiras beneficiou mais de 15 milpessoas na Paraíba em 10 anos

Até pouco tempo, Ginaldo Dantas, de 59 anos, sequer podia desfrutar do prazer que é tomar uma água gelada nos dias de calor de Campina Grande. Com o orçamento apertado, o marceneiro sempre deixou o conserto da geladeira velha para depois.

Mas a situação dele mudou. Ginaldo foi um dos mais de 15 mil paraibanos que ganharam uma geladeira nova, nos últimos dez anos, no estado. O eletrodoméstico foi doado por meio do projeto “Nossa Energia”, da Energisa. A iniciativa estimula boas práticas de consumo nas residências e combate o desperdício de energia elétrica.

“Eu tinha uma geladeira que estava velhinha, não prestava mais para nada. Vi que a Energisa estava no meu bairro e resolvi fazer o cadastro. Rapidinho, eu consegui.
Deu certo e me ajudou muito. Na época eu não tinha como comprar uma nova”, conta Ginaldo. “Agora eu tomo água gelada até no frio”, brinca.

Além da geladeira, o “Nossa Energia” também promove a troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por LED, nas casas de clientes de baixa renda da Paraíba – cerca 450 mil pessoas. Com isso, desde 2010, mais de meio milhão de lâmpadas foram distribuídas no estado, ajudando a reduzir o valor da conta de luz dessas famílias.

A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética da Energisa, que engloba ainda outras três ações. Elas consistem em atividades educativas e de conscientização a respeito do uso da energia, além do investimento em projetos de iluminação eficiente de prédios públicos, escolas, centros de convenções e até bairros inteiros, evitando o desperdício. Mais de 20 cidades paraibanas já foram contempladas, com investimentos que somam mais de R$ 10 milhões.

Coordenadora do Programa da empresa na Paraíba, Carla Petrucci falou sobre as ações. “A Energisa tem como um dos valores o cliente. Por isso, buscamos desenvolver projetos de eficiência energética que tragam benefícios para o cliente e melhore não só a qualidade de vida deles, como também o orçamento familiar”, explica.

Mais do que fornecer energia elétrica, a Energisa está há 20 anos na Paraíba contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos moradores e do 
desenvolvimento do estado.

“Perceber que nossas iniciativas ajudam não só na redução do consumo de energia das pessoas, mas também trazem outros aspectos positivos para a população da Paraíba de modo geral é muito importante”, completa.

O fato é que quanto maior o desperdício de energia, maior é o preço que o consumidor e o meio ambiente pagam por ela. Por isso, quem usa a energia elétrica de maneira correta, além de economizar na conta de luz, ajuda o país a preservar suas reservas ecológicas e a vida do planeta.