Rede municipal

Prontovida mantém atendimento à pacientes com Covid-19 e cria enfermarias para tratar síndromes gripais em João Pessoa

A unidade hospitalar, criada em 2020 para atendimento exclusivo à Covid-19, hoje dá suporte a todo o sistema de saúde da Capital em várias especialidades.

Prontovida mantém atendimento à pacientes com Covid-19 e cria enfermarias para tratar síndromes gripais em João Pessoa

O Prontovida está localizada na Avenida Monsenhor Walfredo Leal, n° 46, no bairro de Tambiá, com atendimento 24h. — Foto:Reprodução

O Hospital Municipal Prontovida, da rede municipal de saúde de João Pessoa, instalou cinco enfermarias para casos de síndrome gripal. A unidade hospitalar, criada em 2020 para atendimento exclusivo à Covid-19, hoje dá suporte a todo o sistema de saúde da Capital em várias especialidades, segundo informou o diretor administrativo, André Lima.

“O Prontovida foi fundamental nos momentos mais críticos da pandemia na Capital, ofertando mais de 100 leitos exclusivos Covid no atendimento de toda a região metropolitana. Continuamos atendendo os casos de coronavírus, mas com a diminuição nas ocorrências, fizemos um redirecionamento do espaço, criando enfermarias exclusivas para outras doenças. Desse modo, o hospital tem diminuído e desafogado a rede de atendimentos clínicos em geral e coronarianos”, afirmou.

O hospital está equipado para atender as complexidades dos pacientes, independente do agravo, oferecendo também exames laboratoriais, raio-X e ultrassonografia, ecocardiograma, além de serviços de farmácia e central de abastecimento.

“São 95 leitos, dos quais, 40 enfermarias para pacientes cardíacos e pacientes clínicos, 10 para a população com Covid, 5 para síndrome gripal, além de 40 leitos de UTI com a seguinte distribuição: 10 para coronária, 10 clínica  e 20 para pessoas com coronavírus. Dispomos nos nossos quadros de  clínicos, cardiologistas, intensivistas, infectologistas, pneumologistas, anestesistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos e fisioterapeutas”, informou.

A unidade de saúde conta com 650 profissionais atuando nas áreas assistencial e administrativa e que para evitar a contaminação cruzada, ou seja, que um profissional contamine o outro, tem trabalhado com equipes exclusivas em cada setor.
 
Com relação ao atendimento à população, ele explicou que as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) são a principal porta de entrada para o paciente chegar ao Prontovida. “É preciso que o encaminhamento venha das UPAs e não das unidades básicas de saúde. Outros hospitais, como o Hospital Edson Ramalho, também podem pedir a internação clínica, cardio ou Covid para a Regulação do Município”, acrescentou.

O Prontovida está localizada na Avenida Monsenhor Walfredo Leal, n° 46, no bairro de Tambiá, com atendimento 24h.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Chuvas fazem Cagepa cancelar serviço que deixaria parte de João Pessoa, Bayeux e Santa Rita sem água

2

Paraíba

VÍDEO: comerciantes e alimentos ficam ilhados em feira após chuva forte em Guarabira

3

Paraíba

João Pessoa registra mais de 60 mm de chuva em 24 horas; veja lista de bairros onde mais choveu

4

Paraíba

Defesa Civil pede cautela e que população fique em alerta por causa da chuva em João Pessoa

5

Paraíba

Vídeo: árvore cai e interdita parte da Avenida Hilton Souto Maior, em João Pessoa