Obras do Eixo Norte

Reforma prepara açude de São Gonçalo para receber as águas do Rio São Francisco

A reforma consiste na colocação de tubos de aço para a passagem das águas da Transposição do Rio São Francisco, localizado no município de Sousa.

Reforma prepara açude de São Gonçalo para receber as águas do Rio São Francisco

O reservatório também está em obra para receber águas do Projeto de Integração do São Francisco (Pisf) - eixo norte. ​ — Foto:Reprodução

Foram iniciadas nesta quarta-feira (8), as obras de revitalização do Açude de São Gonçalo, no sertão paraibano. A reforma consiste na colocação de tubos de aço para a passagem das águas da Transposição do Rio São Francisco, localizado no município de Sousa. Ao todo são 330 metros de instalação em aço do tipo DN 2.600 milímetros na tomada suplementar do manancial.

O coordenador do DNOCS na Paraíba, Alberto Gomes, afirmou que as obras para preparar as barragens que receberão o Rio São Francisco já foram iniciadas.  “Para que as barragens do eixo norte estejam prontas para receber as águas do Rio São Francisco, nós estamos trabalhando em todas as reformas das três barragens que integram Coremas Mãe D’Água, São Gonçalo e Engenheiros Ávidos, onde estamos fazendo toda a recuperação para que no prazo máximo de outubro a dezembro tudo esteja pronto”, explicou.  

Ele destacou que o processo da transposição é de responsabilidade do Ministério da Integração e, que o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) está em um processo avançado nas reformas que são necessárias para que se efetive a chegada das águas em toda a Paraíba. Ele lembrou ainda que as obras do eixo leste, nas três barragens: Poções, Camalaú e Boqueirão, que compreendem o eixo norte foram todas entregues.

Na semana passada a terceira e última estação de bombeamento do eixo norte do projeto de integração do rio São Francisco foi acionada no município de Salgueiro, Sertão pernambucano.

O reservatório também está em obra para receber águas do Projeto de Integração do São Francisco (Pisf) – eixo norte.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Pollyanna Dutra enfatiza importância do protagonismo feminino nos espaços de poder na Paraíba: “É necessário que as mulheres ocupem cargos sociais e políticos no Estado”

2

Paraíba

Prefeitura de Remígio vai gastar quase R$ 250 mil com shows na festa de aniversário da cidade

3

Paraíba

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

4

Paraíba

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista

5

Paraíba

Prefeitura de Alagoa Nova vai torrar quase R$ 600 mil em shows para Festa do Produtor Rural