Imunização

Secretaria de Saúde da Paraíba acata orientação do MPF e permanece vacinando população de Lucena por mais 15 dias

Nesta quarta-feira, o órgão ministerial acompanhou a vacinação no município e anunciou dois dias D de vacinação pediátrica.

Secretaria de Saúde da Paraíba acata orientação do MPF e permanece vacinando população de Lucena por mais 15 dias

Vacinação contra Covid-19 em Lucena. — Foto:Prefeitura de Lucena

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai permanecer por mais 15 dias coordenando a campanha de vacinação contra a Covid-19 no município de Lucena. A decisão foi tomada após o órgão acatar a orientação do Ministério Público Federal na Paraíba (MPF-PB), que investiga o erro de aplicação de doses vencidas na população da cidade do litoral norte do estado.

À princípio, a Prefeitura de Lucena deveria voltar vacinar os habitantes a partir desta quinta-feira (10). O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, chegou a afirmar ontem ao ClickPB que a segurança na transição da coordenação estava garantida, afirmando que todos os profissionais contratados pelo município, incluindo os nomeados recentemente, como o novo secretário municipal de Saúde, haviam sido retreinados.

Fiscalização

Hoje, o MPF esteve mais uma vez acompanhando a vacinação em Lucena. Segundo a procuradora Janaína Andrade, houve busca ativa no município e explicação da segurança das vacinas às famílias que ainda não haviam levado seus filhos para os postos. 

Também haverá dois dias D de vacinação pediátrica nas próximas duas quarta-feiras (dias 16 e 23 de fevereiro), sendo um na zona rural e outro na zona urbana, além de outro dia D de vacinação ampla (adultos e crianças) na balsa que liga o município a Cabedelo.

“Ao final desse dia de fiscalização, o Ministério Público Federal reforça aos pais e responsáveis: a vacinação pediátrica contra a Covid é segura, eficaz e necessária. O fato ocorrido no município de Lucena é um fato que se configura em erro de vacinação e não em erro de segurança. Aqueles pais que, por alguma razão, não estavam hoje em Lucena aproveitem esses dias D de vacinação e vacinem seus filhos. As estatísticas estão aí: as pessoas que estão internadas com agravamento de saúde são as aquelas pessoas que não têm o ciclo vacinal completo”, enfatizou.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Cagepa interrompe abastecimento de água em locais de João Pessoa, Santa Rita e Bayeux

2

Paraíba

Trens voltam a circular entre Cabedelo e Santa Rita a partir desta segunda-feira

3

Paraíba

Manifestantes interditam BR-230 e reclamam de liberação de água em açude de Engenheiro Ávidos

4

Paraíba

Paraíba Restaurant Week: maior evento de gastronomia do estado tem pratos a partir de R$ 62,90, em João Pessoa

5

Paraíba

Tribunal de Justiça da Paraíba está entre os que mais inovam na defesa dos povos indígenas