Retomada

Semam retoma nesta sexta programação de distribuição e plantio de mudas em praças públicas de João Pessoa

A primeira atividade aberta ao público acontece na Praça do Coqueiral, em Mangabeira, das 9h às 11h.

Semam retoma nesta sexta programação de distribuição e plantio de mudas em praças públicas de João Pessoa

A primeira atividade aberta ao público acontece na Praça do Coqueiral, em Mangabeira, das 9h às 11h. — Foto:Reprodução

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), retoma nesta sexta-feira (18) o Projeto Tenda Verde, que compreende ações em praças públicas para doações e plantio de mudas. A primeira atividade aberta ao público acontece na Praça do Coqueiral, em Mangabeira, das 9h às 11h.

As atividades programadas para este ano pela Divisão de Arborização e Reflorestamento (Divar) da Semam, acontecerão em 10 bairros da Capital, com encerramento previsto para novembro. “Uma vez por mês nossas equipes estarão nas praças distribuindo mudas com a população e fazendo o plantio nos espaços públicos”, ressaltou o chefe da Divar, Martinho Queiroga.

Ele disse que o Projeto Tenda Verde funciona em parceria com outras Pastas do Município, a exemplo da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Seger), que estará presente estimulando a prática de exercícios físicos, e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que disponibilizará aferição de pressão arterial e outros serviços no local. “Cada ação contará com uma dessas atividades”, frisou.

As mudas distribuídas são fornecidas pelo Viveiro Florestal da Semam, localizado nas dependências do Sesc Gravatá, no bairro do Valentina. “Quem desejar uma muda de planta nativa pode comparecer ao Viveiro, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Cada pessoa tem direito a solicitar, gratuitamente, até duas mudas”, acrescentou, ressaltando que é preciso apenas apresentar RG, CPF e preencher uma ficha para controle das doações”, acrescentou Martinho Queiroga.

O Viveiro Florestal foi reaberto em 2021, na gestão do prefeito Cícero Lucena, após um período fechado por conta da pandemia. “Primeiro voltamos gradativamente, funcionando com o sistema de rodízio, duas vezes por semana. Desde julho do ano passado que normalizamos o atendimento e voltamos a trabalhar de segunda a sexta-feira”, ressaltou. Somente este ano, entre a procura da população por doações diretamente no local e nos eventos públicos, a Divar soma 565 mudas distribuídas em João Pessoa.

As mudas nativas distribuídas pela Semam são do tamanho de até 30 centímetros (cm) e das espécies Pau Brasil, Ipê Rosa, Ipezinho de Jardim, Castanha do Pará, Castanheira do Maranhão, Pata de Vaca entre outras.

Programação – Tenda Verde

Dia/mês – Local

18/março – Mangabeira
08/abril – Bancários
06/maio – Bessa
03/junho – Jaguaribe
08/julho – Geisel
12/agosto – Grotão
09/setembro – Valentina
07/outubro – Prefeitura
11/novembro – Busto Cabo branco
09/dezembro – Lagoa

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Paraíba tem alerta de chuvas intensas e ventos fortes de até 60km/h para 92 municípios do Sertão

2

Paraíba

Cabedelo vai ganhar dez novos ônibus para o transporte coletivo; entrega será amanhã

3

Paraíba

Prefeitura de Tacima gasta quase R$ 500 mil em 7,2 toneladas de carne bovina, frango, linguiça e outros itens

4

Paraíba

Mais seis empresas devem se instalar no Complexo Aluízio Campos, em Campina Grande, nos próximos meses

5

Paraíba

Governo da Paraíba destina mais de R$ 8 milhões para pagamento do Garantia-Safra a agricultores de 135 municípios